Estudantes baianas conquistam vaga em feira científica nos Estados Unidos; saiba como contribuir

Foto de Luiza Nascimento

Luiza Nascimento

Bahia

31 de março de 2024 às 21h00

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de Estudantes baianas conquistam vaga em feira científica nos Estados Unidos; saiba como contribuir

Estudantes baianas conquistaram uma vaga para a feira científica pré-universitária, International Science Engineering Fair (Isef), que vai acontecer em Los Angeles (EUA), entre os dias 11 e 17 de maio. As idealizadoras do projeto são Clara Dias, Sabrina Rocha e Mariah Clara da Silva. 

A ideia do projeto surgiu após as estudantes analisarem as problemáticas envolvidas na alimentação do gado no Brasil.

“A deficiência nutricional em pastagens, que necessitam de solo e fatores climáticos, e por conta disso são ofertados farelos ao animal, que podem contar micotoxinas e altas concentrações de agrotóxicos, assim como o modo a criação do gado em confinamento, que pode acabar resultando no stress oxidativo, que ocasiona em doenças no animal”, explicou Clara ao Portal Salvador FM.

O projeto consiste na formulação de suplemento, que complemente as necessidades nutricionais do gado sem prejudicar sua saúde.

“Utilizando a microalga Dunaliella salina, que é cultivada em águas salinas, não depende de clima e solo, e a Hesperidina, uma molécula extraída de cascas de laranja, que é um resíduo agroindustrial, já que o Brasil se encontra como o principal exportador da fruta e do suco. Juntos, esses componentes atuam no stress oxidativo, na melhora da resposta imunológica do animal e na melhora da qualidade da carne, deixando ela mais macia e rica em Ômega 3”, detalhou a estudante.

Clara afirma que a expectativa para a participação na Isef é alta, por representar o estado. Segundo ela, o sentimento é de orgulho, após meses de batalha.

“Estamos ansiosas para compartilhar o nosso trabalho com outros participantes e especialistas, e voltar para casa com mais conhecimento e perspectivas. E representar a Bahia nesse processo é uma honra e um grande orgulho para mim e para toda a minha equipe. É uma responsabilidade que batalhamos muito para assumir, e estamos comprometidas em mostrar o nosso melhor”, comemorou.

O prêmio Regeneron ISEF foi promovido pela Febrace, no entanto, a feira arca apenas com os custos das passagens, hospedagens e credenciamento da feira. Desta forma, as estudantes criaram uma vakinha online (clique aqui para contribuir) para custear o passaporte, visto, roupas sociais e alimentação.

“Precisamos de ajuda com os custos, e por isso criamos a vakinha. Ao contribuir, você ajuda a promover o reconhecimento internacional do nosso trabalho, incentiva jovens cientistas e meninas na ciência, além de trazer reconhecimento para a Bahia, Nordeste e Brasil. Nossa história também incentiva estudantes de baixa renda e periferia, pois somos da turma do novo ensino médio (NEM) do Sesi associado ao curso de biotecnologia do Senai Cimatec, composta por estudantes 100% bolsistas, e conseguimos levar pela primeira vez o Senai Cimatec a uma feira internacional”, disse.

Além de receberem certificado, as estudantes terão o projeto publicado na revista científica Enciclopédia Biosfera.

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM