Bahia registra 29 mil raios em intervalo de 6h

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Bahia

04 de abril de 2024 às 08h18

 | 

Foto: Divulgação | Marcello Casal jr| Agência Brasil

Imagem de Bahia registra 29 mil raios em intervalo de 6h

A Bahia registrou 29 mil raios em um intervalo de 6 horas, entre 0h e 6h da última terça-feira (2). Considerando a época do ano, o número é considerado alto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), responsável por coletar os dados, e tem influência direta do El Niño.

O El Niño é um fenômeno responsável pelo aquecimento anormal das águas do Pacífico. Ele altera, de forma temporária, a distribuição de umidade e calor no planeta. Apesar de está em declínio, o fenômeno pode aumentar o número de incidência de raios em casos moderados e fortes. Em geral, inúmeros fatores são responsáveis pela incidência de raios. Entre eles, estão a presença de cadeias de montanhas, localização geográfica no continente e a possibilidade de oceano. Na Bahia, a região Oeste registra a maior incidência do fenômeno.

“As temperaturas no Oeste baiano são mais altas e essa região fica mais sujeita a nuvens e tempestades que se formam na Amazônia e migram para região ao lado do Atlântico, passando pelo Oeste, causando tempestades fortes”, afirma Pinto Junior, pesquisador sênior do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Inpe. 
 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM