Conheça o União Central: time de futsal que disputa Liga Lauro

Foto de Vinícius Daniel

Vinícius Daniel

Esporte

05 de abril de 2024 às 19h39

 | 

Foto: Gabriel Lemos / União Central

Imagem de Conheça o União Central: time de futsal que disputa Liga Lauro

O União Central é um time de futsal de Salvador que busca crescer no cenário esportivo. Neste ano, o time participa da Liga Lauro pela primeira vez.

Fundado há exatamente um ano, no dia 4 de abril de 2023, a equipe foi criada por um sonho antigo entre amigos. Ian Mesquita é o idealizador e presidente do projeto. Em entrevista exclusiva ao Portal Salvador FM, ele contou como o sonho foi colocado em prática.

“Começou porque eu e mais 3, 4 amigos, já jogávamos em uma outra equipe, que Flávio era o treinador e, até então, o dono que e nosso mentor, que enfim, virou um pai pra gente dentro do futsal mesmo. quando a gente foi vendo que Flávio iria acabar tendo que ter outros rumos, participar de outros projetos, a gente não queria se desvencilhar, de estar sempre junto, jogando junto, de estar tendo esse momento de confraternização mesmo entre amigos. E aí surgiu a ideia de montar o time [União Central], e hoje a gente vai tentando formar esse projeto e fazer uma coisa legal entre amigos, de fato”, explica Ian.

Segundo o presidente, iniciar um projeto desta dimensão do zero é encontrar algumas dificuldades pelo caminho: “com certeza a falta de estrutura dificulta, ter um local fechado para treinar, que não passe problema com chuva, que tenha um tamanho ideal para poder participar de competições de quadros oficiais. Além da estrutura financeira, que é o maior problema que existe para conseguir material, para conseguir pagamento de inscrição do campeonato, para conseguir uniforme, bola e pagar treinador”.

Carro-chefe

Atualmente, o time tem o futsal masculino como carro-chefe, mas também tem elenco do futsal feminino e Fut 7 masculino. Além de presidente, Ian também é o treinador da equipe feminina.

O União Central conta com uma equipe preparada na comissão técnica, formada por Thayron Gabriel (treinador do futsal masculino), Marcos Paulo e Bernardo Leal (preparadores de goleiros).

“Gosto de projetos novos, né? É um desafio, eu gosto muito de desafios, gosto de sair da zona de conforto. Recebi o convite através de um amigo e decidi aceitar justamente por ser um novo projeto, ser um novo desafio, fazer as coisas realmente acontecerem com o futsal do União”, conta Thayron, treinador do União Central.

Neste ano, a equipe do União Central está na Liga Lauro, um dos campeonatos de futsal amador mais disputados da Bahia, que reúne equipes do estado em três divisões: Ouro, Prata e Bronze. O objetivo do time é conseguir o acesso à divisão da Bronze para Prata.

O União Central estreou na Liga Bronze no dia 24 de março  e empatou por 1 a 1. No próximo dia 14 de abril, o time volta a entrar em quadra para buscar a recuperação no campeonato, quando vai enfrentar o Dois de Julho.

ASSISTA A MATÉRIA:

 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM