Mãe de bebê levado por pai diz que ele enviou mensagem: 'Exigiu carta pedindo perdão'

Foto de null

Polícia

20 de abril de 2017 às 14h18

 | 

Foto: 

Imagem de Mãe de bebê levado por pai diz que ele enviou mensagem: 'Exigiu carta pedindo perdão'

Jovem de 19 anos diz que filha foi sequestrada pelo ex-marido (Foto: Reprodução/Facebook)

A jovem Safira Benetino Avelino, de 19 anos, conta que o ex-marido, Carlos Henrique Martins de Araújo, suspeito de sequestrar a filha deles de nove meses, em Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia, se comunicou com ela por meio do Facebook há cerca de cinco dias e exigiu que ela publicasse uma carta pedindo perdão a ele, em troca dele enviar fotos da bebê. Logo depois, ele excluiu o perfil na rede social. A polícia investiga o sequestro. O bebê foi levado de casa no dia 6 de abril.

Safira afirma que foi Carlos Henrique Martins de Araújo quem procurou ela na rede social. “No Facebook, ele mandou [mensagem] tem uns cinco dias. Ele disse que ela está bem e que ela não sente minha falta. Eu pedi para mandar foto e ele disse que não ia mandar foto. Ele pediu para eu publicar carta no Facebook pedindo perdão para ele, dizendo que eu fui a errada de toda a história. Aí ele mandaria foto se eu fizesse isso”, conta a jovem.

Safira diz também que não conseguiu fazer nenhum registro das mensagens por conta disso. “Já são mais de 14 dias sem minha filha. Não tenho nenhuma ideia de onde ele possa estar”, lamenta.

O delegado Joaquim Rodrigues, responsável pelo caso, explica que Carlos é investigado por sequestro, mesmo sendo pai do bebê. “Esse caso enquadraria em sequestro, até mesmo pela idade da criança. Apesar de ser o pai, ele não tem esse direito, porque a mãe tem uma guarda natural. A não ser que [ele] conseguisse a guarda via judicial, ele não tem esse direito”, afirma.

Após levar a menina, Carlos Henrique, de quem Safira se separou há três meses, deixou uma carta dizendo que não seria mais encontrado. A jovem publicou nas redes sociais fotos da filha com o ex-marido e pediu ajuda para tentar localizar o bebê e o suspeito.

[Pai da criança diz na carta que levará filha para longe de tudo e de todos (Foto: Safira Avelino / Arquivo Pessoal)]
[Pai da criança diz na carta que levará filha para longe de tudo e de todos (Foto: Safira Avelino / Arquivo Pessoal)]

Pai da criança diz na carta que levará filha para longe de tudo e de todos (Foto: Safira Avelino / Arquivo Pessoal)

Caso

Safira conta que antes de fugir com a menina, o ex-marido deixou uma carta que dizia: “Sei que você vai me procurar, mas não vai me encontrar. Estaremos bem longe de tudo e de todos”.

A mãe diz que ambos moravam juntos no município de Gurupi, no estado do Tocantins. Após a separação, ela decidiu voltar para o município natal, no oeste da Bahia. Ela não deu detalhes sobre a causa da separação.

“Ele já tinha vindo visitar a nossa filha outras vezes. Dessa vez, ele chegou dizendo que ia embora para África e pediu para tirar umas fotos com ela na praça, antes da viagem. Ele é o pai e eu não queria tirar dele esse direito de sair com ela. Ele me pediu para eu arrumar uma bolsa com algumas peças de roupa. Eu fiz e ele saiu. Até agora, não apareceu”, relatou. A menina de nove meses de idade se chama Yankka Avelino Martins.

Safira diz que o ex-marido chegou na residência dela por volta das 10h e saiu com a filha às 11h. Antes de sair com a criança, Safira diz que Carlos deixou uma bolsa na casa. Dentro dela estava uma toalha e a carta de despedida.

Na carta, Carlos alega que a menina não estava tendo os cuidados que merecia. “Ela adoece aí por falta de cuidados, por não se importar de vestir ela de acordo com a temperatura. Não alimenta minha filha adequadamente, banhos fora de hora”, diz um trecho. Em outro momento ele diz: "Esqueça a minha filha e nos deixe em paz". A mãe, no entanto, nega que a filha não seja bem cuidada.

Safira diz que no dia 7, Carlos respondeu uma mensagem encaminhada por meio de um aplicativo de celular. “Ele me respondeu às 4h. Eu disse para ele trazer minha filha, que ela estava com fome. Ele disse apenas que ela estava bem”.

Rerpodução/G1

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM