Coelba mantém alerta para os cuidados durante a troca da antena analógica pela digital

Foto de null

Salvador

22 de setembro de 2017 às 13h06

 | 

Foto: 

Imagem de Coelba mantém alerta para os cuidados durante a troca da antena analógica pela digital

Na próxima quarta-feira, 27 de setembro, o sinal analógico de televisão será desligado em Salvador e em outros 19 municípios da Região Metropolitana. A programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital, com imagem e som de cinema. Cerca de 87% das residências desses municípios já estão com acesso à nova tecnologia, após a troca da antena analógica por uma digital. 
 
A troca é simples, mas precisa ser feita com segurança para evitar acidentes envolvendo a rede de energia elétrica. O trabalho deve ser realizado por profissionais qualificados, utilizando equipamentos de proteção.
 
Com o objetivo de garantir a segurança da população, a Coelba alerta para a importância de respeitar a distância mínima de 2,5m da rede elétrica antes de definir o local de instalação da antena.   Também é importante calcular se, no caso de ventos fortes e queda do aparelho, existe o risco de a estrutura tocar nas linhas de distribuição de energia.
 
Além da capital baiana, o sinal analógico será desligado definitivamente nos  municípios de Aratuípe, Cairu, Camaçari, Candeias, Dias D'Ávila, Itaparica, Jaguaripe, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Maragojipe, Nazaré, Salinas da Margarida, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara, Simões Filho, Terra Nova e Vera Cruz.
 
A Seja Digital, instituição não-governamental responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital e para isso está distribuindo Kits, com antena e conversor, para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.  Já foram distribuídos 440 mil kits.
 
Confira alguns cuidados para instalar a antena com segurança:
 
- Instale antena longe da rede elétrica. A distância mínima de segurança é de 2,5m da rede.
- Antes de instalar, avalie a altura da haste de sua antena e certifique-se que, em caso de caso de queda ou tombamento, ela não irá se aproximar da rede elétrica. No caso de existir essa situação de risco, procure instalar um ponto mais distante, respeitando a distância segura.
- Caso haja rede elétrica muito próxima do local da instalação da antena, antes de instalar ligue primeiro para a Coelba.
-  Ao instalar uma antena, fique atento. Caso a  haste que segura o equipamento quebre e caia na rede elétrica não pegue, ligue para avisar a Coelba.
- Não utilize materiais flexíveis, como bambus e canos (PVC), para apoiar ou ajudar na instalação da antena.
- Nunca instale antena se estiver chovendo, com ventos e relâmpagos.
- Contrate um profissional habilitado e treinado para fazer a instalação da antena.

Fonte: Coelba

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM