Pontos móveis realizam coleta de sangue na Avenida São Rafael e no Centro Administrativo

Foto de null

Salvador

18 de julho de 2018 às 16h04

 | 

Foto: 

Imagem de Pontos móveis realizam coleta de sangue na Avenida São Rafael e no Centro Administrativo

Resultado de imagem para Pontos móveis realizam coleta de sangue na Avenida São Rafael

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) amplia o acesso de doadores de sangue às unidades de captação por meio da instalação de duas unidades móveis (Hemóveis) de atendimento. Os Hemóveis estão estacionados em frente ao Shopping Ponto Alto, na Avenida São Rafael, e na sede do Tribunal Regional Eleitoral, no Centro Administrativo da Bahia. A população pode procurar as unidades e realizar a doação de sangue e cadastro de doador de medula óssea até próxima sexta-feira (20), das 8h às 17h. Na sede do TRE, o atendimento na sexta-feira será até às 12h.

As unidades têm capacidade para realizar 120 atendimentos diariamente e coletam cerca de 80 bolsas de sangue. Segundo a assistente social da Hemoba, Cátia Rocha, a iniciativa é uma estratégia para aumentar a captação de bolsas de sangue no estado, além de ampliar o cadastro de doadores de medula óssea. “A proposta é envolver as comunidades vizinhas aos locais em que estão os Hemóveis e atender a demanda da rede pública. As pessoas podem procurar as unidades, onde irão passar por uma triagem clinica e constatado o bom estado de saúde e, desde que esteja portando um documento oficial com foto, poderá realizar a sua doação”, explica. Durante a doação são captados 470 mililitros de sangue que podem ser doados para até quatro pessoas. Ainda de acordo com Cátia, o nível de estoque da Hemoba é considerado crítico e a demanda por sangue de fator RH negativo é muito grande.

A Fundação é responsável pela garantia dos atendimentos das demandas transfusionais dos 417 municípios baianos. A proximidade da sua residência levou a professora Laís Dias a realizar a primeira doação de sangue da sua vida. “O que motiva a doação é o sentimento de solidariedade em ajudar ao próximo e saber que meu sangue vai chegar a muitas pessoas que estão precisando neste momento. Eu passei aqui ontem, vi o Hemóvel estacionado e essa foi a oportunidade que faltava para que eu me tornasse uma doadora.

Deixar o estoque da Hemoba alto é muito importante”, revelou. O enfermeiro Enderson Souza explica que o procedimento de coleta dura em média 14 minutos e antes de realizar a doação de sangue é importante que as pessoas estejam alimentadas e hidratadas. “O procedimento é simples e rápido e o volume de sangue doado é reposto pelo organismo do doador nas primeiras 24 horas após a doação. Além disso, o intervalo entre uma doação e outra para os homens é de 60 dias e para as mulheres, 90 dias”, esclarece.

Para ser um doador de sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos (os menores devem estar acompanhados por responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o país. O doador deve pesar mais de 50 quilos e para aqueles que tenham sido vacinados contra a gripe é necessário respeitar um intervalo de 48 horas a contar da data da vacinação.

Politica Livre // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM