Ex-prefeito Gilmar Machado é preso na Operação 'Kms de Vantagem' em Uberlândia

Foto de null

Brasil

20 de setembro de 2018 às 12h37

 | 

Foto: 

Imagem de Ex-prefeito Gilmar Machado é preso na Operação 'Kms de Vantagem' em Uberlândia

Ex-prefeito Gilmar Machado foi preso em casa; Polícia Militar acompanhou a ação em Uberlândia â?? Foto: Michele Ferreira/G1

O ex-prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado (PT), foi preso na manhã desta quinta-feira (20) durante a Operação "Kms de Vantagem". As investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) apontam irregularidades em licitações de vans do Município em 2014.

Também foram presos preventivamente Alexandre Andrade (PSB), que na época era secretário Municipal de Trânsito e Transportes e a ex-secretária Municipal de Educação, Gercina Novais. O G1 entrou em contato com representantes dos políticos e aguarda retorno dos partidos (veja abaixo).

Ao todo foram expedidos 30 mandados de prisão temporária e preventiva, além de 31 mandados de busca e apreensão. Além de Uberlândia, foram cumpridos em Catalão (GO), Goiânia (GO) e Porto Nacional (TO). Segundo a promotoria, algumas pessoas estão foragidas.

Os suspeitos são investigados pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva, peculato, fraude à licitação, uso de documento falso, lavagem de dinheiro, entre outros.

Gilmar Machado e Alexandre Andrade são candidatos a deputado federal e, segundo a legislação eleitoral, a partir desta sexta-feira (21) nenhum candidato pode ser detido ou preso, somente se for em flagrante.

A operação contou com o apoio do Grupo Especial de Patrimônio Público (GEPP), das unidades do Gaeco dos estados de Goiás e Tocantins, Polícia Militar e Polícia Civil.

Esta é a segunda vez no ano que Gilmar Machado é preso. A primeira foi durante a Operação "Encilhamento" que apurou irregularidades envolvendo a aplicação de recursos de institutos previdenciários em fundos de investimento. Ele foi detido em um condomínio de luxo no setor sul onde mora em Uberlândia.

G1 // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM