“Os Correios nunca precisou de um centavo do Governo Federal”, afirma presidente da Sincotelba

Foto de null

Ligação Direta

07 de novembro de 2018 às 11h06

 | 

Foto: 

Imagem de “Os Correios nunca precisou de um centavo do Governo Federal”, afirma presidente da Sincotelba

Na última terça-feira (6), a sede central dos Correios, no bairro da Pituba, funcionou pela última vez, pois nesta quarta-feira (7), a unidade será fechada definitivamente. O programa Ligação Direta (92,3), da rádio Nava Salvador FM, convidou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Emp Brasileira de Correios e Telégrafos BR BA (Sincotelba), Josué Canto, além da vice-presidente do sindicato, Shirlene Pereira. Ambos compareceram nesta manha de quarta-feira (7), para esclarecer os fatos que estão envolvendo as unidades dos Correios.

Atualmente na Bahia já foram fechadas 15 agências dos Correios, em o período de 11 meses, segundo Josué Canto.  A grande dúvida em torno do representante dos profissionais é a falta de critério utilizada para o desmanche das agências nesse processo de restruturação, processo que tem como ideia de manter a empresa sustentável.

Porém com o fechamento da agência da Pituba, o próprio sistema está se contradizendo.  A agência da Pituba é a mais rentável, segundo Josué Canto. Pois a agência arrecada anualmente Cinco Milhões de Reais.  Os funcionários que trabalham nas agências que estão fechando, serão remanejados para outras funções. O Operador de Triagem e Transbordo (OTT), sofrerá o maior impacto, serão retirados das funções, pois boa parte do serviço está sendo substituídos por máquinas, além dos fechamentos das lojas, no qual fará os profissionais atuarem como carteiros e atendentes.

Outro assunto misterioso é operação da Pituba sendo transferida definitivamente para sede dos Correios na Via Parafuso, na rodovia BA 535, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Pois parte da operação já acontece no local desde 2016. O custo da sede da Via Parafuso será de Novecentos Mil Reais por mês em aluguel. Realizando uma conta rápida, serão gastos apenas com aluguel um Milhão e Oitocentos Mil Reais por ano. Valor que segundo Josué Canto, poderia construir diversas sedes dos Correios.

“Seis bilhões foram retirados dos cofres dos Correios para o Governo Federal, além de Nove Bilhões do fundo dos Postalis, totalizando Quinze Bilhões de Reais”, afirma Josué Canto.

Ocorrerá perda nos interiores, pois as agências dos Correios prestam serviços para os mais necessitados, substituindo serviços de bancos e agências lotéricas que não tem em determinada regiões. Quem perderá são os mais pobres afirma Shirlene Pereira, vice-presidente da Sincotelba. Não vamos deixar fechar os Correios é o patrimônio nosso, disse Shirlene Pereira indignada ao programa Ligação Direta (92,3), da rádio Nova Salvador FM.

“Não vamos deixar fechar e vender agência da Pituba, é um patrimônio nosso”, afirma Shirlene Pereira.

Da redação // ACJR
 

 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM