Câmera Municipal vai analisar projeto que regulamenta o transporte por aplicativo nesta segunda

Foto de null

Ligação Direta

12 de novembro de 2018 às 12h06

 | 

Foto: 

Imagem de Câmera Municipal vai analisar projeto que regulamenta o transporte por aplicativo nesta segunda

A regulamentação de transporte por aplicativo de Salvador voltou a ser debatida na bancada do programa Ligação Direta (92,3), da rádio Nova Salvador FM, na manhã desta segunda-feira (12), pois a comissão dos colegiados está marcada para hoje. Para abordar o assunto, o programa recebeu o vereador Silvio Humberto (PSB), além de entrevistar em tempo real pela Ligação Direta, Átila Santana, o presidente do Sindicato dos Motoristas de Aplicativos, Condutores de Cooperativas e Trabalhadores Terceirizados em geral do Estado da Bahia (Simactter).

Entenda o caso: A categoria dos taxistas pede que seja igualitário o número de veículos por aplicativo em Salvador, pois 7,2 mil táxi circula na capital. Além da exigência de curso dos profissionais, contribuições de impostos para o município.

 A prefeitura em sua proposta do projeto que regulamenta os transportes por aplicativos de Salvador de Lei nº 258/2018, tem em um dos termos a fim limitar número de veículos para 7,2 mil, mesma quantidade de táxi em circulação, atendendo o desejo dos taxistas. Porém a vereadora Lorena Brandão (PSC), propôs algumas mudanças no texto proposto pelo executivo municipal, como terem carros com, no máximo, oito anos de vida, além de ser recolhida a taxa pelo município, de 1% na corrida, mantendo a proposta de acordo com a legislação vigente em tramitação no país e o tempo máximo de uso dos veículos.

Segundo o vereador Silvio Humberto (PSB), regime de urgência foi retirado por se tratar de uma medida importante, pois o projeto precisa ser debatido com muito cuidado e atenção. Se não garantir o processo de regulamentação dos aplicativos, os taxistas poderão se extinguir. A solução não é fácil, estamos ouvindo todos os lados, disse Silvio Humberto.  De acordo com Silvio, o projeto gerou insatisfação aos vereadores, pois o assunto é muito complexo, sendo que o assunto tratado envolve diretamente os trabalhadores. 

Silvio Humberto com os apresentadores do programa Ligação Direta (92,3).

“Esse momento envolve a vida das pessoas, é necessário encontrar saída, acertamos a retirada do pedido de urgência, não era para chegar ao pedido de urgência. Precisamos discutir a regulamentação”, disse Silvio Humberto.

Segundo Átila Santana, presidente do Simactter, o projeto de Lei nº 258/2018 que o executivo apresentou a categoria para limitar os veículos de aplicativo para 7.200, não atendeu os trabalhadores, visto que o assunto foi debatido entre o sindicato e a Secretária de Mobilidade Urbana, mas ambos não entraram em resolução.  Segundo Átila Santana, o Brasil tem cerca de 13 milhões de desempregados, a prefeitura não se permitiu ouvir a proposta da categoria, pois o serviço prestado pelos motoristas de aplicativo é totalmente diferente. Os taxistas nunca foram em uma comunidade pegar ninguém por 10 reais, mas o aplicativo atende essa carência.

Átila Santana presidente do Simactter. Foto do google.

“Sugerir manter os 25 mil trabalhadores cadastrados em atividades e diminuir os impostos dos taxistas”, afirmou Átila Santana.

Da redação // ACJR
 

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM