Tradição há 114 anos, Lavagem de Itapuã é realizada em Salvador

Foto de null

Salvador

21 de fevereiro de 2019 às 07h08

 | 

Foto: 

Imagem de Tradição há 114 anos, Lavagem de Itapuã é realizada em Salvador

Lavagem das "Nativas" é extraoficial, mas que também já virou tradição. â?? Foto: Adriana Oliveira/TV Bahia

A tradicional Lavagem de Itapuã, que acontece no bairro há 114 anos, é realizada nesta quinta-feira (21), em Salvador. A celebração é a última festa popular antes do carnaval e é marcada pela lavagem da escadaria da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Os preparativos para a festa começaram já durante a madrugada, quando os moradores saíram pelo bairro em um bando anunciador, convidando a comunidade para a festa.

Por volta das 6h30, teve início a lavagem das "Nativas", que são moradoras do bairro que há 30 anos realização a ação. Essa lavagem, no entanto, é extraoficial, mas também já virou tradição. A lavagem secular feita pelas baianas só acontece mesmo por volta das 12h.

Por volta das 7h, uma missa é realizada na Paróquia Nossa Senhora da Conceição e, depois, a igreja é fechada.

Logo em seguida, a comunidade servirá um café da manhã para celebrar a data. Por volta das 12h, após cortejo, cerca de 200 baianas realizam a segunda lavagem com muita água de cheiro, perfumando e embelezando as escadarias da igreja.

A lavagem ainda contará com desfile de 30 blocos. Entre eles Charanga e Malê Debalê. A última atração deve sair às 17h15, segundo a Associação dos Moradores do bairro.

G1 // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM