Brasil enfrenta a República Tcheca hoje em Praga

Foto de null

Esporte

26 de março de 2019 às 10h51

 | 

Foto: 

Imagem de Brasil enfrenta a República Tcheca hoje em Praga

Tite durante coletiva da Seleção em Praga â?? Foto: Pedro Martins / MoWA Press

Depois da Copa do Mundo, a defesa brasileira sofreu apenas um gol em seis jogos e o ataque ainda não engrenou, com exceção da goleada por 5 a 0 sobre El Salvador. Mas para o amistoso desta terça-feira, contra a República Tcheca, em Praga, Tite mudou completamente o setor defensivo e manteve o ataque que naufragou diante do Panamá.

A TV Globo, o SporTV e o Esporte Interativo vão transmitir Brasil x República Tcheca, ao vivo, às 16h45
Por que mexer na defesa se o ataque não funciona?
O planejamento de Tite tem respostas. E, diga-se de passagem, já estava montado desde antes da má atuação de sábado e, portanto, não teve influência do resultado.

É mais fácil fazer substituições, durante a partida, no setor ofensivo do que no defensivo. Tite citou o amistoso contra Camarões, em novembro passado, quando preferiu não colocar Dedé, frio, para não prejudicar o zagueiro.

– Quando o erro acontece no campo de ataque, ele se dilui até chegar à defesa. É diferente.

Dessa forma, ele pode usar mais jogadores ofensivos ao longo dos amistosos e preservar a formação da defesa intacta. Com exceção do goleiro Weverton, todos terão entrado em campo ao fim da data Fifa: os dois goleiros principais (Alisson e Ederson), os laterais (Danilo, Fagner, Alex Sandro e Alex Telles) e os zagueiros (Marquinhos, Thiago Silva, Militão e Miranda).

Quem ainda não jogou, entre os atacantes, foi David Neres, Há a expectativa que ele possa entrar no segundo tempo diante dos tchecos, mas a comissão técnica já deixou claro que a situação do jogo é que vai definir as substituições.

– A circunstância faz com que a gente oportunize – disse Tite.

O entrosamento, tão falado nesses últimos dias, também pesa. É coerente, na visão da comissão, permitir que Paquetá, Coutinho, Richarlison e Firmino tenham mais tempo juntos. Dessa vez, porém, o auxílio no meio-campo será de um jogador diferente: Allan, substituto de Arthur.

– O Allan tem agressividade maior; Arthur tem posse e passe de infiltração melhores – resumiu Casemiro, capitão que estará logo atrás para dar suporte à linha defensiva e iniciar a construção ofensiva.

Além de tudo, há um detalhe técnico e tático. Tite e seus auxiliares veem uma saída de bola mais qualificada com Marquinhos e Thiago Silva na zaga do que com Militão e Miranda. Os passes dos defensores do PSG são mais verticais e encontram meio-campistas entre as linhas de marcação, o que acelera a transição da defesa para o ataque.

Ou seja, é possível que uma mudança na zaga turbine a produção ofensiva.

Tudo isso será analisado, individual e coletivamente, com muitíssima atenção por Tite, que daqui a menos de dois meses terá de anunciar 23 jogadores para disputar o título da Copa América dentro de casa.

BRASIL x REPÚBLICA TCHECA

Local: Eden Arena, em Praga
Data e horário: terça-feira, às 16h45 (de Brasília)
BRASIL: Alisson, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro; Allan, Paquetá, Coutinho e Richarlison; Firmino. Técnico: Tite
Reservas: Ederson, Weverton, Fagner, Militão, Miranda, Alex Telles, Fabinho, Arthur, Felipe Anderson, Everton, David Neres e Gabriel Jesus
REPÚBLICA TCHECA: Pavlenka, Coufal, Celutska, Suchy e Selassie; Soucek; Pavelka, Masoput, Darida e Zmrhal; Schick. Técnico: Jaroslav Silhavy
Arbitragem: Ovidiu Hategan, auxiliado por Octavian Sovre e Sebastian Gheroghe, todos da Romênia
Transmissão: TV Globo (narração de Galvão Bueno, comentários de Casagrande e Júnior); SporTV (narração de Gustavo Villani, comentários de Muricy Ramalho e Caio Ribeiro); e GloboEsporte.com. As reportagens serão de Tino Marcos, Mauro Naves e Raphael de Angeli
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 15h30

Globo Esporte // AO

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM