Neojiba anuncia programação gratuita para todo o mês de julho

Foto de null

Salvador

11 de julho de 2019 às 09h04

 | 

Foto: 

Imagem de Neojiba anuncia programação gratuita para todo o mês de julho

Resultado de imagem para Neojiba anuncia programação gratuita para todo o mês de julho

Nestes sábado (13) e domingo (14), com início às 10h e término às 18h, o Parque do Queimado estará aberto ao público para apresentações gratuitas de obras de dezenas de compositores, como Mozart, Beethoven, Prokofiev, Dvorák, Juan del Encina, Purcell, Arbeau, Marley, Zequinha de Abreu, Leitieres Leite, Paulinho da Viola, Villa-Lobos e muitos outros

Durante todos os finais de semana deste mês de julho/2019, os integrantes do Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), programa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado (SJDHDS), se apresentam gratuitamente no Parque do Queimado (Largo do Queimadinho, n°10-32, Soledade), em Salvador.

Neste sábado (13) e domingo (14), já começa a programação intitulada ‘Festa da Música’ sempre a partir das 10h e com término previsto para as 18h, o público terá acesso gratuito a apresentações de grupos de câmara na Sala Principal da sede do Neojiba até completar as lotações a cada concerto. “Além de proporcionar exercício permanente para integrantes e uma boa programação gratuita para o público de Salvador, esses concertos possibilitam que todos apreciem a excelência da qualidade acústica do prédio que foi inaugurado pelo governador Rui Costa, na terça-feira, dia 9 de de julho", destacou o maestro, pianista, gestor cultural e diretor geral do Neojiba, Ricardo Castro.

Pianista italiana e Prokofiev

Na programação, peças de compositores como Mozart, Beethoven, Prokofiev, Dvorák, Juan del Encina, Purcell, Arbeau, Marley, ou brasileiros como Zequinha de Abreu, Paulinho da Viola e Villa-Lobos, além de baianos como o maestro Leitieres Leite, dentre muitos outros. Na manhã do sábado (13) acontece a execução de uma peça de Felix Mendelssohn com adaptação de Luiz Alves da Silva, com os Coros Infantojuvenil e Juvenil do Neojiba, regência de Lucie Barluet e participação da pianista italiana Arianna De Stefani.

A 'Festa da Música' deste final de semana (13 e 14) é dedicada a crianças, tendo ainda na programação do sábado (13), a partir das 11h, as 'Fábulas Musicais' como a famosa 'Pedro e o Lobo', do compositor russo Sergei Sergeyevich Prokofiev (1891-1953). A narração é de Mateus Carvalho e a regência, de Eduardo Torres. Dentre outros destaques deste final de semana, estão também as regências de Eduardo Salazar, Ricardo Castro (piano e regência), Helder Passinho e Davi Martins. A pianista italiana Arianna De Stefani faz ainda participações às 11h e às 17h do domingo (14).

O público interessado deve chegar com antecedência para cada concerto já que a Sala Principal da sede do Neojiba tem capacidade apenas para 140 pessoas sentadas. As apresentações são gratuitas e obedecerão à lotação da sala. Outras informações são disponibilizadas através do telefone (71) 3032-1073 e do site www.neojiba.org.

Excelência

A Sala de Concertos e as seis salas de ensaio do Neojiba foram inauguradas nesta terça-feira (9) como melhor equipamento voltado para formação musical no Brasil. São dotadas de projeto acústico e de climatização de excelência, comparáveis aos melhores do mundo, tendo inclusive a consultoria da Nagata Acoustics, empresa japonesa responsável por projetos acústicos da nova Philharmonie de Paris (França) e o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles (Estados Unidos), dentre dezenas de outras iniciativas.

A sala principal tem 170 metros quadrados e cerca de dez metros de altura (pé direito). As seis salas de ensaio são tipo ‘box acústicos’ com tamanho que variam entre 14 m² e 70 m². O complexo de prédios é originário do século XIX em estilo arquitetônico neoclássico, reunindo cerca de mil metros quadrados de área construída. Além disso, foi inaugurado também na terça, fora do complexo do edifício principal, um galpão de 270 metros quadrados reservado para ensaios e apresentações maiores. Desde 1997, a área é tombada pelo Iphan como Patrimônio do Brasil.

O investimento para a sede do NeoEOJIBA foi de, aproximadamente, R$ 12,3 milhões, do Governo do Estado e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 
Secom // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM