Bombeiros ampliam área isolada em torno de rio na BA por risco de novas barragens se romperem

Foto de null

Municípios

13 de julho de 2019 às 09h59

 | 

Foto: 

Imagem de Bombeiros ampliam área isolada em torno de rio na BA por risco de novas barragens se romperem

 

Moradores de Coronel João Sá iniciam evacuação da cidade após orientação do Corpo de Bombeiros por novo risco de rompimento de barragem â?? Foto: Alan Tiago Alves/G1

 

O Corpo de Bombeiros aumentou, no início da noite desta sexta-feira (12), a área isolada em torno do Rio do Peixe, na cidade de Coronel João Sá por conta do risco de novos rompimentos de barragens na região.

Governo Federal reconheceu a situação de emergência e calamidade pública das cidades baianas de Coronel João Sá e Pedro Alexandre, nesta sexta, após o rompimento da barragem do Quati, que inundou os dois municípios, na quinta-feira (11)

Pela manhã, a área isolada em torno da ponte por onde passa o Rio do Peixe em Coronel João Sá era de cerca de 20 metros. No início da noite, no entanto, a área isolada passou para mais de 500 metros.

A informação sobre o risco de novos rompimentos foi passada pelo major Ramon Diego, com base em análise de técnicos da Defesa Civil, e também pelo governador da Bahia, Rui Costa, que esteve no município avaliando os danos provocados pela inundação.

Por volta das 17h desta sexta, o Corpo de Bombeiros orientou que os moradores evacuassem o local. De acordo com o governador, a medida foi tomada para evitar maiores danos à população.

“Vários pequenos barramentos, todos estão cheios, e todos estão vazando. E como está cheio e são todos de barro, pode ter um que entre em colapso, na medida que um rompa, ela vai levar o seguinte, aí vira de novo uma onda. Então, é melhor prevenir do que remediar, e por isso nós estamos pedindo às famílias que voltem para casa dos parentes, que voltem para os colégios, enfim, tirando da área de alagamento. Porque, se durante à noite houver rompimento de algum [barramento], as famílias não seriam afetadas”.

Rui Costa informou ainda que as cidades de Coronel João Sá e Pedro Alexandre ficam em uma região de semiárido e por isso têm muitas barragens de água. Ele explicou que, além da evacuação, outra medida tomada foi desobstruir as passagens para facilitar o deslocamento dos moradores.

"Eu estava conversando com o prefeito e ele me disse que, no últimos 70 anos, nunca viu uma sequência de chuva tão grande. E o que está acontecendo é o colapso de muitos pequenos barramentos, feitos em propriedades privadas, que vão rompendo e criam o efeito cascata, uma onda de água, como aconteceu em Pedro Alexandre. Agora é monitorar os outros pequenos barramentos para que a eventual elevação da água não comprometa a vida de ninguém, tomando, inclusive, medidas para a prevenção da saúde das pessoas", disse o governador.

Imagens aéreas mostram rompimento de barragem na Bahia â?? Foto: Secom/GOVBA

Imagens aéreas mostram rompimento de barragem na Bahia — Foto: Secom/GOVBA

 

Ainda segundo Rui Costa, cuidados como incineração de animais mortos estão sendo tomados para evitar que pessoas adoeçam por conta da inundação. O governador disse ainda que haverá uma discussão sobre o reparo da cidade.

"Vamos sentar com o prefeito para discutir o reparo da cidade e ver como podemos minimizar e ajudar as pessoas a recuperarem. Muitas pessoas aqui perderam tudo. Tudo ficou embaixo d’água. Todo eletrodoméstico, todo mobiliário e nós vamos buscar uma forma de ajudar essas famílias. São famílias de baixa renda e vamos ver que forma posterior à chuva a gente pode ajudar. No momento, é evitar comprometimento de vidas humanas e dar todo apoio aqui logístico e, por isso, todo aparato do estado está presente".

O prefeito de Coronel João Sá, Carlinhos Sobral, informou que a cidade também teve situação de emergência decretada na quinta-feira (11).

“A Defesa Civil já orientou também a prefeitura, como fazer, porque nunca entramos em estado de emergência por causa da chuva. Inclusive, estávamos em estado de emergência de seca, para você ver como é a distorção. Pela primeira vez nós entramos em estado de emergência por causa da chuva”, disse ele.

A cidade de Pedro Alexandre também publicou um decreto na quinta

 

G1// Figueiredo 

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM