Argentina limita compra de dólar para conter desvalorização do peso

Foto de null

Mundo

02 de setembro de 2019 às 10h52

 | 

Foto: 

Imagem de Argentina limita compra de dólar para conter desvalorização do peso

Os presidentes da Argentina, Mauricio Macri, e do Brasil, Jair Bolsonaro, (José Cruz/Agência Brasil)

Um decreto publicado neste domingo (1º) pelo governo da Argentina determinou que até 31 de dezembro deste ano toda compra de dólar deverá ser previamente autorizada pelo Banco Central do país. A medida de intervenção no câmbio tem o objetivo de conter a corrida para compra da moeda americana e conter a desvalorização da moeda local, o peso. As informações são do jornal O Globo.

Na prática, o governo autorizou o BC a restringir a compra de moeda estrangeira e “salvaguardar” a liquidez do sistema financeiro do país.

O texto estabelece que o acesso ao mercado de câmbio, para compra de moeda estrangeira e metais preciosos, e transferências para o exterior dependerão de autorização da autoridade monetária. As regras também valem para exportação de bens e serviços. Ainda segundo o governo, o Banco Central vai distinguir as operações coletivas das ações de pessoas físicas.

A determinação do governo de Mauricio Macri permite que as pessoas físicas terão direito a comprar até US$ 10 mil por mês. Fazendo a conversão, o limite corresponde a 600 mil pesos.

Bahia.ba // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM