Relembre como foram os atentados de 11 de Setembro nos EUA

Foto de null

Mundo

11 de setembro de 2019 às 09h17

 | 

Foto: 

Imagem de Relembre como foram os atentados de 11 de Setembro nos EUA

Os atentados de 11 de setembro de 2001 mataram 2.976 em símbolos do poder americano em Nova York e Washington. Dezenove terroristas da rede Al Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais para lançá-las contra os edifícios em um ataque ousado que chocou o mundo.

Duas aeronaves foram lançadas contra as Torres Gêmeas do World Trade Center de Nova York, com uma diferença de 17 minutos. A primeira aeronave, um Boeing 767 da American Airlines com 92 pessoas a bordo, incluindo os cinco agressores, se chocou contra a torre norte às 8h46 (9h46 de Brasília), abrindo um enorme buraco nos andares superiores.

O incêndio que deflagrou a explosão dos tanques de combustível dos aviões acabou por provocar o colapso das Torres Gêmeas do World Trade Center, que desabaram em meio a um verdadeiro inferno de chamas, escombros e poeira antes que as milhares de pessoas que permaneciam dentro dos prédios, incluindo vários membros de equipes de resgate, conseguissem sair.Às 9h03 (10h03 de Brasília), um segundo Boeing 767 da United Airlines, com 65 passageiros a bordo, incluindo outra equipe de cinco sequestradores, impactou a torre sul em uma terrível (e inesquecível) cena transmitida ao vivo pela TV para o mundo todo.

A torre sul caiu às 10h05 (hora local) e, pouco depois, às 10h28, o mesmo aconteceu com a torre norte. O Lower Manhattan ficou coberto de uma nuvem de poeira e fumaça preta.

Às 9h38 (10h38 de Brasília), outro Boeing 767 da American Airlines, que transportava 64 passageiros, incluindo cinco atacantes, se chocou contra a fachada oeste do edifício do Pentágono.

O quarto avião, um Boeing 757 da United, com 44 passageiros, entre eles quatro terroristas, caiu em um campo na Pensilvânia, sem que os atacantes alcançassem o suposto alvo, que ainda é um mistério.

Telefonemas de celulares dados durante o voo revelaram que os passageiros enfrentaram os sequestradores.

O presidente americano, George W. Bush, participava de um ato em uma escola da Flórida quando soube dos ataques com os dois primeiros aviões, e foi levado por medidas de segurança para uma base militar secreta.

Bush voltou para Washington à tarde e anunciou sua decisão de perseguir e punir quem planejou os ataques, ressaltando que não havia diferença entre os terroristas por trás dos atentados e aqueles que os protegiam, fossem Estados ou não. Estava lançada a guerra ao terror.

 

Reprodução: Folha.com // IF 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM