Imagens mostram que evacuação do Hospital Badim pode ter demorado

Foto de null

Brasil

16 de setembro de 2019 às 08h48

 | 

Foto: 

Imagem de Imagens mostram que evacuação do Hospital Badim pode ter demorado

Imagens de câmeras de segurança do Hospital Badim revelam que, oito minutos após o primeiro sinal de curto-circuito no gerador, ainda não havia movimento para a retirada dos pacientes ou de alerta aos funcionários sobre a situação de risco na unidade, no Maracanã.

De acordo com o presidente do Conselho Nacional de Peritos Judiciais, José Ricardo Bandeira, que analisou para o programa imagens registradas por nove câmeras — cinco no térreo, onde ficava a emergência, e quatro no subsolo —, o tempo levado até que o hospital tomasse medidas para a sua evacuação é considerado excessivo.

Câmeras mostraram a movimentação no subsolo do hospital, onde estava o gerador. Além do equipamento, há quatro tanques com capacidade para 250 litros de óleo diesel cada um. Não se sabe quanto havia nos recipientes. As imagens revelam ainda que, enquanto muitas pessoas na área da emergência não tinham ideia do que estava acontecendo, um homem aparece carregando um extintor de incêndio até o subsolo. Para Bandeira, a cena indica que não haveria um equipamento do tipo próximo ao gerador. é possível que próximo ao gerador não existissem extintores suficientes pra poder combater aquele incêndio. Isso chama bastante a atenção — acrescentou o especialista.

A tragédia terminou com 11 pessoas mortas. No momento do incêndio, havia 103 pacientes, sendo 41 pessoas na UTI. Ontem, 57 permaneciam internadas em outras unidades e duas receberam alta. No sábado, a polícia terminou a perícia no prédio, levando parte do gerador que sofreu o curto-circuito para análise.

Reprodução: O Globo // IF 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM