Casa de Acolhimento realiza bailinho para filhos de ambulantes nesta segunda (24)

Foto de null

Carnaval 2020

24 de fevereiro de 2020 às 10h20

 | 

Foto: 

Imagem de Casa de Acolhimento realiza bailinho para filhos de ambulantes nesta segunda (24)

Um verdadeiro bailinho de Carnaval vai animar a tarde desta segunda-feira (24), a partir das 14h, o Centro de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (CAACs), localizado na Escola Municipal Osvaldo Cruz, no Rio Vermelho. A estrutura é uma das três oferecidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), para abrigar filhos de ambulantes que estão trabalhando nos circuitos da folia.

 

Além da Oswaldo Cruz, os CAACs também funcionam nas escolas municipais Hildete Lomanto, no Garcia, e Casa da Amizade, em Ondina. Foram 453 menores assistidos até o domingo (23), 40% a mais que o registrado no mesmo período em 2019. O público assistido tem direito a seis refeições diárias, atividades lúdicas, estrutura para higiene e dormida, além de contar com uma equipe multidisciplinar com 50 profissionais que se revezam em turnos.

 

A rotina começa com banho matinal. Em seguida, tem um café da manhã reforçado, acompanhado por nutricionistas para dar início às atividades diárias. Ao longo do dia, realizam também atividades recreativas como canto, dança, jogos, oficinas de desenho e brincadeiras diversas, reforçando a proposta de acolhimento, aprendizagem e convivência.

 

Segurança – Elizane dos Santos Miranda, de 21 anos, é vendedora ambulante e deixou a pequena Maria Clara dos Santos, de 5 anos, na unidade do Garcia enquanto trabalha no circuito do Carnaval. "Trouxe minha filha no segundo dia de festa e está sendo muito bom, porque aqui ela está segura e não fica exposta aos perigos da rua", pontuou.

 

Laís Ferreira, de 31 anos, aproveitou o tempo para visitar os três filhos na Casa de Acolhimento. "Desde o primeiro dia que deixei eles aqui, estou vindo visitar. Nossos filhos são bem assistidos, além da segurança que o ambiente traz e faz com que a gente se sinta seguro deixando eles aqui", afirmou.

 

Ela destacou importância do serviço para os ambulantes que trabalham nas festas populares da cidade. "Para mim, esse é um dos melhores serviços que a Prefeitura oferece, principalmente para quem é ambulante e precisa trabalhar para garantir o sustento da família".

 

“É natural termos essa adesão maior nos primeiros dias da festa, pois muitos deles já conhecem e confiam no trabalho executado pela Prefeitura durante os festejos populares, desenvolvendo essa linda ação de cuidado e proteção para as crianças e adolescentes”, destacou a titular da SPMJ, Rogéria Santos.

Secom PMS // Itatiaia Fernandes 

 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM