Ligação Direta - Notícias
Salvador, 26 de Maio de 2020

Hemoba e UNEB lançam campanha de doação de sangue com hora marcada

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) lançam a campanha de doação de sangue “Conectados pela Vida” para a comunidade interna e externa da universidade. A iniciativa, idealizada pelo Departamento de Ciências da Vida (DCV) do Campus I da Uneb, em Salvador, tem como objetivo abastecer o estoque de bolsas de sangue para atender a demanda transfusional do estado.

Responsável pelo projeto, o professor da Uneb Victor Rocha destaca a importância da doação de sangue no período de pandemia da COVID-19.”É uma importante ação para o funcionamento adequado do Sistema Único de Saúde (SUS) no momento delicado de pandemia. A disponibilização de sangue é um recurso fundamental para sobrevida e alta mais breve dos pacientes da unidade hospitalar, além de contribuir para o tratamento de grupos portadores de patologias que necessitam de transfusão de sangue”, ressaltou o docente.

Para Fernando Araújo, diretor geral da Fundação Hemoba, a parceria com a universidade pretende fortalecer a coleta de sangue nas unidades do interior do estado durante a pandemia. “A Hemoba possui 25 unidades fixas de coleta, sendo 21 no interior da Bahia e a Uneb também está presente em todas as regiões do estado. Nossa expectativa é que a campanha mobilize a comunidade acadêmica para nos ajudar a repor o estoque de sangue neste momento delicado que estamos vivendo. A doação de sangue é uma atitude simples e segura que pode salvar até quatro vidas”. Pontua o gestor.

Para evitar risco de aglomeração nas unidades da Hemoba, por conta da pandemia de coronavírus, o órgão adotou o serviço de agendamento com hora marcada para a coleta de sangue.

Os interessados em doar devem solicitar agendamento no site da HEMOBA ou por e-mail [email protected] A doação também pode ser agendada por telefone (71) 3116-5643 para unidades de Salvador, já para agendamento nas unidades do interior deve-se consultar lista no site.

A participação da Uneb na iniciativa conta com o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE), do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest), da Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb) e Centro Acadêmico de Medicina da Bahia (Cameb).

Ascom da Hemoba // Itatiaia Fernandes

Postado em 23 de Mai 2020 as 09 : 26 : 49

 

Copyright 2014 - Todos os direitos reservados