George Floyd é enterrado em Houston, nos EUA

Foto de null

Mundo

09 de junho de 2020 às 16h45

 | 

Foto: 

Imagem de George Floyd é enterrado em Houston, nos EUA

Manifestante segura cartaz com retrato de George Floyd durante protesto em Nova York, na segunda-feira (8)  — Foto: Angela Weiss / AFP

George Floyd, o ex-segurança negro que morreu em uma violenta abordagem policial em Minneapolis, é enterrado na tarde desta terça-feira (9) em Houston, no Texas, ao lado de sua mãe. A sua morte inspirou uma onda de protestos contra o racismo que se espalhou por todos os estados americanos e em cidades no mundo inteiro.

Cerca de 6 mil pessoa passaram na segunda-feira (8) pelo velório em Houston, cidade onde o ex-segurança passou a maior parte da vida. Além do luto, os visitantes demonstraram repúdio ao racismo e à violência policial nos Estados Unidos. Algumas pessoas passavam de cabeça baixa, outras se benziam ou erguiam o punho. Muitas usavam máscaras para evitar a disseminação do novo coronavírus durante uma cerimônia que durou mais de seis horas. Floyd também teve funerais em Minneapolis e em Raeford, na Carolina do Norte, onde nasceu. 

A morte de Floyd também deu origem a uma onda de protestos que atingiu quase 600 cidades nos 50 estados americanos. A mobilização popular, que já é considerada a maior desde 1968, começou com bandeiras contra o racismo e a violência policial. Com o passar dos dias, as reivindicações se ampliaram e passaram a defender uma profunda reestruturação da polícia.

Reprodução: G1 - Mundo

Redação do LD

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM