Petroleiros dão inicio à vigília itinerante em defesa da Petrobras e da Bahia

Foto de null

Bahia

01 de agosto de 2020 às 13h16

 | 

Foto: 

Imagem de Petroleiros dão inicio à vigília itinerante em defesa da Petrobras e da Bahia

Petroleiros dão início à vigília itinerante em defesa da Petrobras ...

O Sindipetro Bahia dá início à uma “Vigília Itinerante em defesa da Petrobras e da Bahia” para mostrar à sociedade a importância de uma empresa nacional, pública, integrada, atuando em todos os segmentos da indústria do petróleo, gás e energia. A vigília é também a reação da categoria petroleira ao desmonte e privatização predatória da estatal que ocorre em ritmo acelerado no governo de Bolsonaro, atingindo em cheio o Nordeste. Tendo como ponto de partida a cidade do Salvador, a vigília, que acontece de 31/07 a 19/08, seguirá passando por todas as cidades onde existem unidades do Sistema Petrobras na Bahia. O trajeto será percorrido por diretores do Sindipetro em um ônibus com um grande adesivo da campanha em sua carroceria com o slogan “Vigília Itinerante em defesa da Petrobras e da Bahia”.

Esse ônibus circulará pelas unidades que fazem parte do Sistema Petrobras – na capital e interior do estado. Em cada um desses municípios será feita uma vigília em frente à unidade da estatal e também uma manifestação no centro da cidade.

Durante todo o trajeto, a diretoria do Sindipetro, além de obedecer o distanciamento devido à pandemia da Covid-19, distribuirá máscaras de tecido e álcool em gel para aquelas pessoas mais necessitadas, que têm dificuldade de ter acesso a esses produtos de prevenção tão essenciais no momento atual.  “A vigília é também a reação da categoria petroleira ao desmonte e privatização predatória e irresponsável, implementados em ritmo acelerado pelo governo Bolsonaro” afirma o diretor de comunicação do Sindipetro, Radiovaldo Costa, que embarcará no ônibus com outros petroleiros. Ele explica que a Bahia é um dos estados mais afetados pela politica de desinvestimento da Petrobras e que “pouco ou nada restará da estatal no estado onde foi descoberto o petróleo e nasceu a Petrobras”.

Apenas na gestão de Castello Branco, 16 unidades, entre campos de águas profundas, de águas rasas, terrestres, refinarias e subsidiárias foram vendidos. De acordo com estudo elaborado pelo DIEESE, com base nas informações divulgadas ao mercado pela Petrobras, 34 ativos – 31 no Brasil e 3 no exterior –  estão na fase mais avançada de venda (vinculante). Na fase inicial (teaser e não vinculante) a soma é de 15 ativos.

Uma das unidades postas à venda é a Refinaria Landulpho Alves, que pode ser adquirida por um conglomerado internacional dos Emirados Árabes, o Mubadala Investment Company.

Para Radiovaldo, a Bahia terá uma perda imensurável se a venda da Rlam for concretizada. “Um grupo de investidores terá logicamente como interesse o lucro. Dificilmente veremos esse grupo investir em ações sociais que amenizem a situação das comunidades carentes que vivem no entorno da refinaria e os consumidores podem se preparar, pois a tendência é que os preços da gasolina, diesel e gás de cozinha sejam  ainda mais altos, pois não haverá o Estado para fazer intervenções se houver extrapolação de valores cobrados”, pontua.

O sindicalista lembra que pesquisas apontam que a maior parte da população é contra a privatização da Petrobras, “mas muita gente não entende o que de fato essa privatização pode representar para as suas vidas, para o seu dia a dia, e nós vamos explicar. Queremos acender no coração do brasileiro o amor a essa grande empresa que sempre foi motivo de orgulho. A verdade é que mancham o nome da Petrobras e a desmontam para vendê-la a preços módicos, causando grande prejuízo ao Brasil”, afirma.

“Com essa vigília, vamos aonde o povo está para mostrar à população porque o Brasil precisa da Petrobras enquanto empresa pública e integrada para garantir a soberania e o desenvolvimento do país”, ressalta o coordenador do Sindipetro, Jairo Batista.   

Veja o calendário da Vigília:

  • 31 de julho (sexta) – Salvador – Torre Pituba
  • 3 de agosto (segunda) – Itabuna – Osub
  • 4 de agosto (terça) – Jequié – Transpetro
  • 5 de agosto (quarta) – Candeias – OP-Can e Petrobrás Biodiesel
  • 6 de agosto (quinta) – São Francisco do Conde – Rlam
  • 7 de agosto (sexta) – Madre de Deus -Temadre
  • 10 de agosto (segunda) – São Sebastião do Passé – Taquipe
  • 11 de agosto (terça) – Catu – Santiago
  • 12 de agosto (quarta) – Mata de São João
  • 13 de agosto (quinta) – Camaçari – Fafen
  • 14 de agosto (sexta) – Alagoinhas – Buracica
  • 17 de agosto (segunda) – Entre Rios – Bálsamo
  • 18 de agosto (terça) – Araças – Unidade de Araças
  • 19 de agosto (quarta) – São Francisco do Conde – Refinaria Landulpho Alves (Rlam).

Fonte: Sindpetro-BA

da Redação do LD

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM