Vice de Bruno Reis se afunila entre Ana Paula e Ivete Sacramento

Foto de null

Política

04 de agosto de 2020 às 15h59

 | 

Foto: 

Imagem de Vice de Bruno Reis se afunila entre Ana Paula e Ivete Sacramento

A briga pela vice do pré-candidato à prefeitura de Salvador, Bruno Reis (DEM), está intensa e ganhou novos contornos. A disputa está afunilada entre as ex-secretárias, Ana Paula Matos (PDT) e Ivete Sacramento (Republicanos). Não obstante, fontes da Tribuna garantem que hoje a preferência do postulante é pela pedetista, que é ex-titular da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre).

Segundo apurou a reportagem, as chances de Ivete reduziram nos últimos dias, e Ana Paula está praticamente escolhida. Ivete é ex-secretária municipal da Reparação, e esteve na gestão do prefeito ACM Neto (DEM) desde o início. Ela foi filiada na surdina e de última hora ao Republicanos. Nos bastidores, a entrada dela na sigla foi interpretada como uma jogada de Neto para, em último caso, ter uma opção dentro do partido caso se veja obrigado a fazer a aliança com o grupo. Ele não é muito simpático à ideia de empoderar a agremiação, que pode ameaçar o projeto democrata no futuro.

A conversa que circula na "rádio-corredor" do Palácio Thomé de Souza é que o PDT só tem duas alternativas: ou fica na vice de Bruno ou lança candidatura própria, que seria com o deputado federal e presidente estadual Félix Mendonça Júnior. O parlamentar, no entanto, está desanimado em entrar na disputa - sobretudo após a morte do pai, Félix Mendonça, vítima da Covid-19.

Nos próximos 15 dias, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, viajará para Salvador onde se reunirá com ACM Neto e todo o grupo para bater o martelo sobre o assunto. Pesa contra Ana Paula, todavia, o pouco tempo de filiação na agremiação. A composição DEM e PDT, acordada há alguns meses entre o atual prefeito e o ex-ministro Ciro Gomes, tem vistas na eleição de 2022. O segundo, que já está em pré-campanha presidencial pelo país, precisa de um palanque robusto na Bahia. Neto, por sua vez, precisará de um apoio nacional de peso para a campanha ao Governo do Estado.

Outro personagem a ser considerado nesse imbróglio é o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), que tem sido ventilado por toda a base carlista como detentor do poder de prioridade para a vice na chapa. O vereador quer a vice, indicando alguém do Republicanos, e também continuar na Presidência do legislativo caso se reeleja. O grupo, entretanto, não está disposto a dar os dois para o edil.

Geraldo decidiu apoiar o Republicanos na vice com vistas no processo de reeleição. A sigla ligada à Igreja Universal do Reino de Deus deve eleger quatro vereadores e pode indicar um nome para presidir a Mesa Diretora, ameaçando o projeto de poder geraldista. A convenção para chancelar a candidatura de Bruno Reis à prefeitura de Salvador vai acontecer apenas em setembro. O evento deverá se realizado no dia 16, data limite estipulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após o adiamento das eleições municipais de 2020, segundo o calendário trabalhado pela equipe do democrata.

A convenção até a data limite não é uma novidade se tratando de ACM Neto. A mesma tática foi utilizada nas eleições de 2016 e de 2018. No primeiro pleito, Bruno foi escolhido vice um dia antes do evento. Na ocasião, ele disputava o posto com João Roma (PRB). Na eleição seguinte foi a mesma coisa, com Monica Bahia (PSDB) escolhida vice do então pré-candidato ao Governo do Estado, Zé Ronaldo (DEM).

Reprodução: BNews

da Redação do LD

Programas

Ver mais

Imagem de Madruga Salvador

Madruga Salvador

Agora, às 00h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM