Jair Bolsonaro e Sergio Moro empatam no 2º turno, diz PoderData

Foto de null

Política

07 de agosto de 2020 às 05h37

 | 

Foto: 

Imagem de Jair Bolsonaro e Sergio Moro empatam no 2º turno, diz PoderData

Pesquisa PoderData indica que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) venceria o ex-ministro Fernando Haddad (PT) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em eventual disputa em 2º turno na eleição presidencial de 2022. Empataria com o ex-ministro Sergio Moro (sem partido). Ambos têm 41% das intenções de voto.

 

 

 

O levantamento mostra que Moro só empata com Bolsonaro na simulação de 2º turno porque 62% dos votos de Haddad vão para o ex ministro. O ex-juiz federal, como se sabe, foi o maior algoz do PT na Lava Jato. Agora, os petistas preferem até mesmo o lavajatismo para evitar Bolsonaro.

A pesquisa foi realizada pelo PoderDatadivisão de estudos estatísticos do Poder360. Os dados foram coletados de 3 a 5 de agosto, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 512 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

O levantamento também mostra a estratificação dos votos de 1 possível 2º turno entre Bolsonaro e Moro. Mais mulheres preferem Moro (45%) e homens, Bolsonaro (53%). Além de ter perdido apoio da elite brasileira, o presidente fica atrás em outro grupo que lhe foi fiel em 2018: os que têm 60 anos ou mais (32%).

Considerando as regiões, o Sul e o Nordeste são os locais mais bolsonaristas, com 49% e 43% das intenções de voto, respectivamente. Moro venceria no restante do país.

Os dados mostram ainda que o presidente é o preferido de quem tem ensino médio (45%), pelos sem renda fixa (44%) e daqueles que recebem de 5 a 10 salários mínimos. Já Moro é a escolha de quem tem ensino fundamental (42%) e também de quem cursou o ensino superior (50%).

Quanto à renda, o apoio ao ex-ministro é maior entre ricos (65%) e também entre quem recebe até 2 salários mínimos.

 

BOLSONARO X HADDAD

Em outro cenário, entre o presidente e o petista, o PoderData indica que Fernando Haddad seria novamente derrotado por Bolsonaro no 2º turno.

Em 2018, o militar venceu Haddad com 55,13% dos votos válidos e foi eleito o 38º presidente da República. No fim da disputa, o petista teve apoio de 44,87% dos eleitores.

 

 

O levantamento indica ainda que nesta simulação de 2º turno Bolsonaro herda votos de Moro e de Flávio Dino (PC do B): fica com 22% dos eleitores de cada 1. Já Haddad recebe 77% das intenções de voto de Dino no 1º turno, 75% de Ciro Gomes e 62% de Doria.

.Bolsonaro e Haddad aparecem empatados entre quem possui nível de instrução até o fundamental (35% cada) e na região Centro-Oeste (44% cada).

 

 

BOLSONARO X DORIA

A pesquisa indica que em uma disputa com o atual governador de São Paulo, Bolsonaro venceria o 2º turno com 14 pontos percentuais a mais que o tucano

 

Poder 360/// Figueiredo

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM