UNEB: Encontro virtual promove reflexão sobre política de cotas nesta terça (18)

Foto de null

Bahia

18 de agosto de 2020 às 14h24

 | 

Foto: 

Imagem de UNEB: Encontro virtual promove reflexão sobre política de cotas nesta terça (18)

Encontro virtual promove reflexão sobre políticas de cotas nesta ...

A UNEB, por meio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (Proaf), realiza o encontro “Cotas na UNEB: um marco das ações afirmativas na Bahia e no Brasil” nesta terça-feira (18), às 16h, por transmissão online.

O diálogo virtual tem como objetivo reunir mulheres negras que participaram ativamente do processo de implementação das políticas de ações afirmativas na Bahia e no Brasil.

Estarão reunidas as professoras Ivete Sacramento (ex-reitora da UNEB) e as professoras Ana Célia Silva e Ceres Santos, que participaram da construção do sistema de cotas na UNEB, em 2002.

Para falar da experiência dessa política, a mesa recebe a professora Matilde Ribeiro, primeira ministra da promoção de igualdade racial no Brasil, entre 2003 e 2006. O papo será mediado pela professora Amélia Maraux, pró-Reitora de Ações Afirmativas da UNEB .

A live faz parte de um ciclo de atividades que marcam os 18 anos da adoção das Cotas na UNEB. “Trata-se de um diálogo sobre esse acontecimento histórico que reforça a importância das políticas de cotas para a inclusão de segmentos da sociedade que foram historicamente excluídos. É também momento de reconhecimento dos resultados obtidos pelos movimentos sociais quando resolveram encarar de frente a desigualdade de acesso ao ensino superior no país”, afirma Amélia.

Com a aprovação do sistema de cotas, a UNEB assumiu institucionalmente o compromisso com a promoção da uma educação antirracista, o que foi reafirmado em 2008 com a inclusão do percentual de sobrevagas para indígenas.

Essa política pública mudou a cara da universidade e entre os 23.966 discentes matriculados nem 2018, 74,5% eram pretos, pardos e indígenas; 66,3% eram mulheres, enquanto o percentual de cotistas entre os matriculados foi de 38,6%.

Em 2019, a universidade realizou, pela primeira vez, o processo de verificação dos candidatos cotistas, com o intuito de coibir as fraudes no sistema.

Fonte: UNEB

Da Redação do LD

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM