Ciclone extratropical pode se formar no sul da Bahia

Foto de null

Bahia

26 de agosto de 2020 às 00h36

 | 

Foto: 

Imagem de Ciclone extratropical pode se formar no sul da Bahia

Marinha alerta para possível formação de ciclone extratropical no ...

Um ciclone extratropical pode se formar em alto mar, entre Ilhéus e Caravelas, que ficam no sul e extremo sul da Bahia. A Marinha emitiu uma alerta de mau tempo que vai até a quarta-feira (26). Há possibilidades de ventos fortes, de 75 km/h e ondas de até 5 metros. "Isso se dá muito ao sistema de frente fria que está ocasionando na região, no litoral. O ciclone se baseia com grandes tempestades associadas ao sistema de baixa pressão, porque o ar do ciclone é uma ar quente. Então, quando ele entra em contato com essa região de baixa pressão, ele ocasiona tempestades e ventos fortes, e ondas. E, certamente a região desses deslocamentos varia muito da região onde o sistema de baixa pressão existe e a frente fria está sendo ocasionada", explicou o comandante Giovani Andrade, delegado da Capitania dos Portos em Ilhéus

Os pescadores da região já foram avisados de que não devem ir para alto mar. Na Colônia Z-34, que fica no bairro Malhado, em Ilhéus, os trabalhadores estão em alerta. "Quando a gente recebe um alerta dessa natureza da Marinha, a gente informa aos nossos pescadores o risco que é tentar enfrentar o mar num momento desse. É um ciclone numa faixa de 200 milhas da costa, que fazendo uma conta rápida assim é difícil, porque uma milha são 1872 metros, então é difícil você calcular. Mas, apesar de ser em alto mar, a gente pode pegar esse reflexo dela", disse Felisberto Santiago, presidente da colônia Z-34.

Genivaldo Reis pesca há 50 anos, é um dos associados da colônia Z-34. Todas as vezes que sabe que tem alerta de mau tempo, ele nem tenta ir de encontro à natureza. "Quando eu pesco, eu pesco com seis pessoas na canoa. É uma pesca meio arriscada porque se a gente chegar a naufragar com a rede em cima [da embarcação], a rede pode pegar alguém ali, se enrolar e morrer enrolado na rede", disse o pescador.

O comandante Giovani Andrande também alertou para uma possível ressaca no mar nos próximos dias, mesmo após o período do possível ciclone. "Outro fator importante da gente ressaltar é que esse sistema ele vai ocasionar também ressacas com ondas de até três metros", disse o delegado da Capitania do Portos em Ilhéus.

Reprodução: G1 Bahia

da Redação do LD

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM