Paulo Guedes diz que não desistiu do imposto sobre transações digitais

Foto de null

Economia

18 de outubro de 2020 às 09h54

 | 

Foto: 

Imagem de Paulo Guedes diz que não desistiu do imposto sobre transações digitais

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta 6ª feira (16.out.2020) que não desistiu de criar o imposto sobre transações digitais. Na 5ª feira (15.out.2020), ele havia dito que talvez desistisse. Guedes falou em transmissão da XP Investimentos. As declarações foram todas em inglês.

O ministro afirmou que disse que havia desistido após ficar decepcionado com a pergunta de uma jornalista sobre a “nova CPMF”. Guedes nega a associação do que chama de “microimposto digital” com o impopular tributo extinto em 2007, e demonstra descontentamento quando essa ligação é feita.

O plano de Guedes é usar a receita do tributo que quer criar para reduzir os encargos trabalhistas. Segundo o ministro, isso favoreceria a criação de empregos.

“Não me importo se o imposto é feio, desde que funcione em criar novos empregos”, declarou. O ministro usou a expressão “shitty” para classificar o tributo, o que pode ser traduzido como “de merda”. “Acha que liberais gostam de criar novos impostos?”, questionou ele.

“Você me conhece, eu sou 1 homem que desiste fácil?”, disse ele a Caio Megale, que integrou a equipe de Guedes no Ministério da Economia antes de ser contratado pela XP Investimentos.

Paulo Guedes afirmou que deveria ter respondido melhor à pergunta sobre CPMF. Ele fez uma autocrítica sobre a comunicação do governo. Disse que há muito ruído “não porque a mídia é cruel, mas porque a mídia não está bem informada por nós, também”. Isso seria 1 dos motivos da queda do Ibovespa.

Guedes também afirmou que haverá uma aceleração no ritmo de reformas e privatizações. Segundo ele, agora o governo tem 1 eixo político estabelecido.

O ministro citou convergências com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), com quem se reconciliou recentemente. Foram citados os deputados Ricardo Barros (PP-PR) e Arthur Lira (PP-AL), líderes do governo e do Centrão, respectivamente.

Guedes ainda mencionou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). “Está um pouco ocupado com a própria eleição no Senado, mas quando tem algum tempo vem até nós para conversar”, afirmou o ministro.

 

Reprodução: Poder 360

da Redação do LD

Programas

Ver mais

Imagem de Madruga Salvador

Madruga Salvador

Agora, às 00h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM