Sinjorba se pronuncia sobre caso da jornalista Samara Figueiredo, que foi hostilizada no Barradão

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Esporte

02 de abril de 2024 às 15h21

 | 

Foto: Instagram / @figueiredosaam

Imagem de Sinjorba se pronuncia sobre caso da jornalista Samara Figueiredo, que foi hostilizada no Barradão

A jornalista da Rede Bahia, Samara Figueiredo, foi vítima de agressões enquanto cobria o Ba-Vi do último domingo (31), no Barradão, válido pelo jogo de ida da final do Campeonato Baiano. Nesta terça-feira (2), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) se posicionou sobre o caso e cobrou apuração do Vitória.

Samara estava em uma das cabines de imprensa do estádio, quando torcedores do Vitória tentaram quebrar o vidro de proteção para tirar o produtor de conteúdo da ECB TV, Antônio Neto. Durante esta movimentação, a jornalista da Rede Bahia foi hostilizada verbalmente e com gestos obscenos.

Os agressores chegaram a arremessar um copo de cerveja na jornalista e falaram que ela não deveria estar no estádio por conta de “não ser lugar de mulher”, e que ela deveria estar “dormindo com alguém” para chegar onde chegou. A Polícia Militar teve que intervir na situação absurda e direcionar as vítimas, em segurança,  para outro local.

Com a sensação de insegurança, Samara relatou a situação: “Fiquei bem insegura de sair das cabines, fomos muito ameaçados. Eles gritavam a todo momento que uma hora eu ia ter que sair e que iriam me pegar”.

Em nota, o Sinjorba se solidarizou com a profissional: “além de se solidarizar com a jornalista, que estava em seu exercício profissional, a Comissão de Mulheres do Sinjorba lamenta que tal violência ainda aconteça nos tempos atuais, em um ambiente que deveria ser seguro e democrático, com respeito à diversidade e à pluralidade”.

“A Comissão solicita também que o Esporte Clube Vitória apure o ocorrido e adote medidas para que cenas lamentáveis como essa não voltem a acontecer. O Sinjorba ainda solicita à Rede Bahia o acompanhamento do caso e garanta que seus profissionais possam trabalhar com segurança, inclusive incentivando a denúncia aos órgãos competentes para que os culpados sejam punidos. Bom frisar, um dos pontos da Campanha Salarial Nacional dos Jornalistas em 2024 é exatamente a instituição, pelas empresas, de Protocolo de Segurança para o trabalho Jornalistas”, cobra o Sinjorba.

 

 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM