Universidades baianas obtêm nota máxima em avaliação de qualidade do MEC

Foto de Juliana Rodrigues

Juliana Rodrigues

Educação

03 de abril de 2024 às 08h11

 | 

Foto: Divulgação | Ufba

Imagem de Universidades baianas obtêm nota máxima em avaliação de qualidade do MEC

As universidades federais da Bahia (Ufba) e do Sul da Bahia (UFSB) foram listadas entre as instituições federais com máximo Índice Geral de Cursos (IGC): a nota 5 (a escala vai de 1 a 5). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (2) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As universidades federais são aquelas que proporcionalmente têm o maior número de instituições entre as melhores do país.

O IGC é um indicador de qualidade de universidades, faculdades e centros universitários que leva em consideração cinco aspectos: a nota do Enade (prova que os formandos fazem); o quanto o aluno melhorou do Enem para o Enade; um questionário respondido pelos estudantes sobre as condições de estudo que tiveram; o nível de formação dos professores e o tipo de contratação deles; além da avaliação da pós-graduação que a Capes faz de cada instituição.

Além da Ufba e da UFSB, estão na faixa 5 as universidades de Brasília (UnB), de São Carlos (UFSCar), de Viçosa (UFV), do Rio Grande do Norte (UFRN), do Paraná (UFPR), de Minas Gerais (UFMG), de Pernambuco (UFPE), do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Santa Maria (UFSM), do Ceará (UFC), de Santa Catarina (UFSC), do Rio de Janeiro (UFRJ), de São Paulo (Unifesp), de Lavras (UFLA), de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), do ABC (UFABC), do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME).

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) obteve nota 4 no IGC.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM