Giro Eleitoral/Lauro de Freitas: Rosalvo tenta manter hegemonia do PT e oposição parece perto da unidade

Foto de Osvaldo Barreto

Osvaldo Barreto

Eleições 2024

09 de abril de 2024 às 09h54

 | 

Foto: Divulgação/PT

Imagem de Giro Eleitoral/Lauro de Freitas: Rosalvo tenta manter hegemonia do PT e oposição parece perto da unidade

As prévias das eleições em Lauro de Freitas, município na Região Metropolitana de Salvador (RMS), ganharam contornos interessantes na reta final das oficializações das chapas que concorrerão às eleições em outubro de 2024. De um lado, a prefeita Moema Gramacho (PT) definiu finalmente o seu apoio à sucessão na cidade. Por outro lado, a oposição finalmente parece se juntar para escolher uma só chapa e ir para disputa em outubro deste ano. 

Moema com Rosalvo

Moema, que não pode disputar as eleições em 2024, tenta se livrar da alcunha de “pé frio” dada pela oposição. Isso porque em todas às vezes que esteve em situação de impedimento de reeleição, Moema não conseguiu eleger um sucessor.

Desta vez, para tentar reverter este cenário, ela optou por um nome conhecido da cidade: o secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano Sustentável e Ordenamento de Uso do Solo, Antônio Rosalvo (PT). Ademais, a chapa do PT será "puro-sangue", tendo como vice a atual presidente da Câmara de Vereadores, Naide Brito (Republicanos). 

Antônio Rosalvo Batista Neto tem 44 anos, é procurador licenciado e pai de três filhos. Além de titular da pasta municipal, o petista foi eleito três vezes vereador e liderou a presidência da Câmara Municipal por igual período. Entretanto, na última eleição, em 2020, ele falhou ao tentar renovar o mandato. 

Movimentação da oposição

Antes mesmo do fechamento da janela partidária, na última sexta-feira (5), havia um consenso em torno da disputa eleitoral em Lauro de Freitas: a oposição só teria chance contra o candidato governista na cidade se não pulverizasse as candidaturas. Entretanto, mesmo com esse entendimento, havia uma dificuldade em se definir por um nome.

Mas, no jogo do xadrez político da Bahia, Lauro é uma das peças mais importantes para um personagem de fora da cidade: ACM Neto. O ex-prefeito de Salvador quer fortalecer o União Brasil e aliados nas eleições municipais e Lauro é tida como cidade em potencial para mostrar esse poderio político. Para isso, a legenda deu uma espécie de “rasteira” no PDT e foi em busca da filiação da vereadora Débora Régis, que tem despontado como nome forte para fazer oposição a Rosalvo. 

A saída de Débora Regis do PDT foi mediada por um velho conhecido da política local, o deputado federal João Leão (PP). De quebra, o União Brasil ainda conseguiu trazer Matheus Reis, que deixou o PSDB para migrar para o partido de ACM Neto. 

Agora, a sigla tem em seu quadro quase todos os nomes que almejam a disputa em Lauro de Freitas: o empresário Teobaldo Costa, que é presidente do partido no município, Débora Régis, Matheus Reis e Mirela Macedo. A costura agora é definir quem será o cabeça de chapa para a disputa eleitoral.

Correndo por fora

Em conversas com o Portal Salvador FM, um interlocutor do PL diz que o partido ainda não desistiu de uma candidatura na cidade de Lauro de Freitas, que pode se dar com o vereador Teobaldo ou com o deputado estadual Leandro de Jesus. 

Entretanto, Salvador também é importante nesse cenário. Segundo a fonte ouvida, caso o PL feche apoio ao União Brasil na capital baiana, o acordo deve seguir para Lauro de Freitas.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM