Geraldo cogita Vilma Reis na vice e fala em 'sentimento de libertação' ao trocar de grupo

Foto de Evilásio Júnior

Evilásio Júnior

Blog do Vila

10 de abril de 2024 às 06h00

 | 

Foto: Vagner Souza / Salvador FM

Imagem de Geraldo cogita Vilma Reis na vice e fala em 'sentimento de libertação' ao trocar de grupo

Pré-candidato do MDB à prefeitura da capital baiana, o vice-governador Geraldo Júnior cogitou, nesta terça-feira (9), em entrevista ao programa Fora do Plenário, da Rádio Salvador FM, um novo nome para acompanhá-lo na corrida ao Palácio Thomé de Souza. Trata-se da socióloga Vilma Reis, ativista dos direitos humanos, das mulheres e dos movimentos negro e LGBTQIAP+. 

A petista tentou emplacar sua candidatura ao Executivo soteropolitano em 2020, mas acabou preterida dentro do próprio partido após a escolha do então governador e atual ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, pela policial militar Denice Santiago.

Além dela, ele citou no "leque de possibilidades" nomes que já descartaram a empreitada, a exemplo da presidente da Funarte Maria Marighella (PT) e da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), o vereador Edvaldo Brito (PSD) e os postulantes que efetivamente estão no páreo: as secretárias estaduais Fábya Reis (Assistência e Desenvolvimento Social, do PT) e Ângela Guimarães (Promoção da Igualdade Racial, PCdoB), o vereador Sílvio Humberto (PSB) e seu ex-colega de Câmara Moisés Rocha (PT). 

Apesar disso, o emedebista ponderou que o nome "não necessariamente" será do PT. Entre as hipóteses, ele negou ter preferências política ou pessoal e disse que ainda não há data definida para o anúncio.

"Nós nunca estabelecemos prazos. Esse processo está sendo discutido com o grupo político [...] e será definido pelo governador Jerônimo Rodrigues, mas a respeitabilidade ao conselho político será mantida [...]. O Partido dos Trabalhadores nos deu um exemplo do que é pensar coletivamente com maestria. Em momento nenhum o Partido dos Trabalhadores me faltou. Eu tenho conversado muito com o Partido dos Trabalhadores, mas tenho conservado muito também com o PSB, com o PSD, com o Avante, com o Podemos, com o Agir... Os convites serão feitos tempestivamente pelo governador e pelo conselho político. No momento certo nós teremos um candidato ou uma candidata a vice que estará ao meu lado para pensar a cidade", afirmou.

Geraldo minimizou ainda as reclamações de integrantes da sua base aliada pela sua relação anterior com o grupo do prefeito Bruno Reis (União Brasil). Ele classificou a mudança de lado como um "sentimento de libertação".

"Até as pedras mudam de posição. As marés têm a maré alta e a maré de vazante. Feliz de mim que tive a oportunidade de repensar a minha vida, feliz de mim que tive a possibilidade de revisar os conceitos. [...] Eu sei jogar no campo de grama sintética, mas também sei jogar no campo de várzea. Não vamos trazer a política para o mundo rasteiro, do fígado. Eu quero discutir ideias, proposições", declarou.

Em relação às propostas que pretende debater, o vice-governador se comprometeu no programa em pedir a revisão "emergencial" do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana.

"Eu quero discutir o IPTU dessa cidade. Eu quero discutir a planta genérica dessa cidade. Não há porque em unidades habitacionais de um mesmo condomínio, no mesmo prédio, no 5º andar você pagar um IPTU e no 8º andar ser outro IPTU. Nós vamos rever o IPTU. Será um dos pontos de programa de governo", antecipou.

O último reajuste do tributo foi implementado pela Prefeitura de Salvador em 2022 após aprovação da Câmara Municipal. Geraldo Júnior era o presidente à época.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM