Vendas do varejo baiano caem 1,4% em fevereiro

Foto de Juliana Rodrigues

Juliana Rodrigues

Bahia

12 de abril de 2024 às 10h01

 | 

Foto: Rovena Rosa | Agência Brasil

Imagem de Vendas  do varejo baiano caem 1,4% em fevereiro

O comércio varejista baiano recuou 1,4% em vendas no mês de fevereiro de 2024, frente a janeiro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (11),  pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Com esse resultado, o estado registra desempenho negativo no setor após duas altas consecutivas em relação ao mês anterior.

No cenário nacional, na mesma base de comparação, os negócios também retraíram 1,0%. Em relação a igual mês do ano anterior, o comportamento na Bahia foi de crescimento de 12 %, sendo o sétimo consecutivo, enquanto no país a queda foi mantida (-1,0%). No acumulado do ano, as taxas foram positivas tanto no âmbito estadual como no federal.

Com esse resultado, o comércio varejista da Bahia teve, no primeiro bimestre de 2024, um crescimento acumulado de 11,9% nas vendas, frente ao mesmo período do ano anterior – também o melhor desempenho desde 2014 (12,5%). Foi o 3º maior aumento entre os estados, abaixo apenas dos verificados em Amapá (16,6%) e Mato Grosso (13,9%) e bem acima do nacional (6,1%).

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE. Já na comparação de fevereiro/24 com fevereiro/23, o resultado das vendas do varejo na Bahia se manteve positivo (12,0%), mostrando o 16º crescimento consecutivo frente ao mesmo mês do ano anterior (em alta desde novembro/22).

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM