Notícias

Nasa anuncia descoberta de água em estado líquido na Lua

26 de out - 18h31

O Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha (Sofia, na sigla em inglês) da Nasa, a agência aeroespacial norte americana, anunciou hoje (26) a descoberta de água na superfície iluminada da Lua.

Moléculas de H²O foram achadas na cratera Clavius, localizada no hemisfério sul lunar, uma das maiores crateras visíveis do satélite natural a partir da Terra. Observações anteriores já haviam mostrado a presença de hidrogênio no local, mas essa é a primeira vez que água é detectada na Lua.

A quantidade de água observada é o equivalente a 354,9 mililitros, um pouco mais da metade de uma garrafinha de água mineral. O líquido está contido em um metro cúbico de solo espalhado pela superfície lunar.

“Tínhamos indicação de possibilidade da presença de H²O no lado iluminado pelo Sol da Lua”, afirmou Paul Hertz, diretor da divisão de Astrofísica da Nasa, durante o evento de divulgação da descoberta. “Agora sabemos onde está. Essa descoberta desafia nossa compreensão da superfície lunar e levanta questões intrigantes sobre recursos na exploração do espaço profundo”, concluiu.

Recurso escasso

Apesar da importância da descoberta, a quantidade de água achada em solo lunar serve para confirmar novamente uma afirmação antiga da ciência: a água é um recurso extremamente escasso e raro na natureza. Segundo dados da Nasa, em comparação, o Deserto do Saara tem 100 vezes a quantidade de água detectada em solo lunar.

“A água é um recurso precioso, tanto para propósitos científicos quanto para os nossos exploradores”, disse Jacob Bleacher, chefe de Exploração Científica da Nasa. “Se pudermos usar o recurso na Lua, podemos levar menor quantidade [de água] e mais equipamento para ajudar em novas descobertas científicas”, salientou.

Agência Brasil // Itatiaia Fernandes

Notícias Relacionadas

Foguetes israelenses derrubam prédio residencial em Gaza

Em meio à guerra entre Israel e Palestina, o grupo islâmico Hamas, disparou mísseis contra Tel Aviv na noite, em horário local, desta terça-feira (11)

11 de mai - 17h49

Tiroteio deixa pelo menos 11 mortos em escola na Rússia

Mais de 30 pessoas ficaram feridas na cidade de Kazan

11 de mai - 09h05

Mais de 4 mil mortes são registradas em 24 horas na Índia; Já são 400 mil novos casos de Covid-19

Especialistas estimam que o pico das infecções no país será alcançado no final de maio

08 de mai - 12h09

União Europeia fecha acordo para compra de até 1,8 bilhão de doses da vacina da Pfizer

A UE pretende inocular pelo menos 70% de sua população adulta até o final de julho

08 de mai - 09h46

Príncipe Harry pede doações para compra de vacinas como presente de aniversário do filho

A celebração contará com a presença do presidente dos Estados Unidos Joe Biden e artistas

06 de mai - 18h08