Covas é reeleito em São Paulo

Foto de null

Eleições 2022

30 de novembro de 2020 às 15h46

 | 

Foto: 

Imagem de Covas é reeleito em São Paulo

Bruno Covas (PSDB) foi reeleito neste domingo para mais um mandato à frente da Prefeitura de São Paulo. Covas obteve 59,38% dos votos válidos, ante 40,62% do adversário no segundo turno, Guilherme Boulos (PSOL). A vitória do tucano, que carrega um dos sobrenomes mais emblemáticos da política paulista, mantém a hegemonia do PSDB na maior cidade do País e simboliza o triunfo majoritário, nas disputas de 2020, do discurso associado ao centro do espectro político nacional. Sob o ponto de vista da macropolítica brasileira, o resultado nas maiores cidades do País também consolidou a derrocada do PT nos grandes centros e os reveses dos candidatos apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro. Encabeçando uma aliança de 11 partidos – seu vice é Ricardo Nunes, do MDB -, Covas deu ênfase na campanha ao mote da experiência administrativa. Ele assumiu a chefia do Executivo municipal após João Doria (PSDB) deixar o posto de prefeito, concorrer e vencer a eleição de 2018 para o governo do Estado.

A conquista do neto de Mário Covas representou também uma superação pessoal – ele passa, há pouco mais de um ano, por um intensivo tratamento contra um câncer. O prefeito não se afastou do trabalho, e se tornou mais conhecido durante a gestão de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. “Restam poucos dias para o negacionismo e o obscurantismo. São Paulo disse sim à ciência e à moderação”, afirmou Covas em seu discurso da vitória, no qual fez críticas indiretas ao presidente da República, defendeu a democracia e atacou o ódio na política.

Prefeitos do PSDB devem governar cerca de 17% dos eleitores do País a partir de 2021. O partido se manteve no primeiro lugar nesse ranking, mas perdeu poder desde a eleição anterior (24%). O DEM registrou maior crescimento, saltando de 277 prefeitos eleitos em 2016 para 476 agora (quase 12% do eleitorado). No Rio, o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) voltará a comandar o Executivo municipal. Ele derrotou o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), que tentava a reeleição com o apoio de Bolsonaro. O deputado estadual Sebastião Melo (MDB) venceu Manuela D’Ávila (PCdoB) na disputa pela prefeitura de Porto Alegre.

No Recife, onde a esquerda travava uma luta significativa e bastante acirrada, João Campos (PSB) derrotou sua prima de segundo grau, Marília Arraes (PT), no segundo turno. O filho de Eduardo Campos se tornou o prefeito mais jovem de uma capital brasileira, aos 27 anos. Trata-se de outro resultado simbólico: deixou o PT sem o comando de nenhuma capital do País, o que não ocorria havia 35 anos.

 

Reprodução: Isto É

da Redação do LD

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM