Notícias

Ligação Direta: secretário da educação de Salvador garante vacinação de todos os profissionais até esta quinta (6)

04 de mai - 09h18

Por: Brenda Ferreira

Profissionais da educação, independentemente da idade, serão vacinados a partir desta terça-feira (3). A informação foi divulgada, em primeira mão, pelo secretário da educação de Salvador, Marcelo Oliveira, em entrevista ao programa Ligação Direta, na rádio Salvador FM. O gestor da pasta garante que todos os profissionais da área estarão parcialmente imunizados até, no máximo, quinta-feira (6). 

De acordo com Marcelo Oliveira, a vacinação completa dos profissionais, "resolve o impasse dos professores que afirmaram que só voltariam às aulas quando tivessem vacinados". 

As aulas da rede municipal começaram desde segunda-feira (3). O secretário avaliou ainda o primeiro dia como fraco, mas segundo ele, é tradicional. "Tivemos pouco movimento de alunos e os pais ainda estão preocupados com a segurança dos filhos. Mas garanto que adotamos rigorosos e eficientes protocolos para proteger nossas crianças, para que elas não tenham risco de contrair o vírus". 

Entre as medidas, conforme Marcelo Oliveira, estão: no máximo, 15 alunos por sala. Além disso, instalamos lavatório, intercalamos o horário do recreio entre as turmas, distanciamento social de um metro e meio e, em alguns momentos, o lanche vai ser servido na prória sala de aula. Outra medida é que os adultos não podem entrar no colégio, apenas os profissionais que já estiverem vacinados. Com isso, evitamos a aglomeração e o risco de contágio. 

O coordenador geral da Associação dos Professores Licenciados do Brasil (APLB-BA), Rui Oliveira, já havia negado o retorno às aulas, sem que todos os profissionais estivessem vacinados. Além disso, afirmou, também em entrevista ao programa Ligação Direta, que visitou diversas escolas durante a manhã desta segunda e cerca de 90% delas não está funcionando, mesmo com a determinação da prefeitura.

De acordo Rui Oliveira, o governo municipal está “obrigando os responsáveis que mandarem seus filhos para a aula, assinem um atestado em que se responsabilizam por tudo que possa ocorrer com a criança”.

Marcelo Oliveira desmentiu o coordenador e afirmou que apenas nove escolas da rede municipal estão fechadas, por não atenderem aos critérios de adaptação aos protocolos. "Das 343 escolas, nove não reuniam as condições para fazer a abertura imediata. Mas elas serão adaptadas e as que não tiverem condições, os alunos serão transferidos para outro prédio". 

Nesta quarta-feira (5), segundo Rui Oliveira, acontecerá uma nova assembleia para definir se o governo municipal continua com as escolas abertas e se existe uma pretensão de decretar uma greve, de fato.

Notícias Relacionadas

Lacen-BA: 225 sequenciamentos genéticos são encontrados em pacientes com Covid-19

O resultado foi encontrado em pacientes residentes de 88 municípios baianos

14 de mai - 18h42

Bahia registra 4.029 casos de Covid-19 e 115 óbitos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), informou que a Bahia registrou nas últimas 24 horas, 4.029 casos de Covid-19, 3.182 recuperado e 115 óbitos

14 de mai - 17h16

Bahia registra 4.140 novos casos de infecção da Covid-19 e 121 óbitos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou nas últimas 24 horas 4.140 novos casos de Covid-19, 3.383 pacientes recuperados no estado e 121 óbitos.

13 de mai - 18h03

Anvisa aprova uso emergencial de mais uma associação de anticorpos contra Covid-19

O medicamento é produzido pela farmacêutica Eli Lilly do Brasil

13 de mai - 17h50

Butantan anuncia interrupção na produção da CoronaVac

O instituto alega estar sem insumos para a produção

13 de mai - 15h03