Notícias

Sesab faz acordo de cooperação técnica que ampliará cirurgias de reconstrução de mama no Hospital da Mulher

04 de mai - 12h14

Foi inaugurado ontem (3) em Salvador, com a realização de duas cirurgias reparadoras de mama, um acordo de cooperação técnica entre o Hospital da Mulher e o núcleo de mastologia do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, comandado pelo cirurgião plástico Marcelo Sampaio.

Os principais objetivos do Hospital da Mulher, unidade da Sesab, ao iniciar esse acordo são: ampliar o número de cirurgias de reconstrução de mama, produzir conhecimento científico e replicar o modelo de excelência assistencial do Hospital Sïrio-Libanês. 

"O Hospital da Mulher realiza cerca de 600 cirurgias de reconstrução mamária por ano, o que é um número expressivo e ainda é possível ampliar. A unidade tem utilizado os materiais mais modernos no mundo na reconstrução de mama e a Bahia está de parabéns pelo protagonismo nacional", afirma o cirurgião Marcelo Sampaio durante um encontro com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, nesta terça-feira (4).

Mesmo diante da suspensão de cirurgias eletivas em virtude da pandemia da Covid-19, os pacientes com diagnóstico de câncer e doenças coronarianas continuam tendo atendimento na rede estadual. Ontem, duas mulheres, uma com 39 anos e outra com 42, foram submetidas, com sucesso, a mastectomia, a reconstrução da mama, da aréola, do mamilo e a simetrização em um único procedimento, sendo que até 90% dos casos são elegíveis à reconstrução imediata. 

 

 “Quem tem uma mama reconstruída tem uma chance menor de ter depressão e também enfrenta o tratamento complementar de uma forma mais animada”, afirma Marcelo Sampaio.

 

No que entende à produção de conhecimento científico, a expectativa é que a expertise acumulada se transforme em publicações de relevância nacional e internacional. 

 

"Fiquei impressionado com o atendimento humanizado, onde médicos, enfermeiros, técnicos, equipe de nutrição, seguranças, absolutamente todos, estão empenhados em ofertar um serviço de excelência para os pacientes do Sistema Único de Saúde", ressalta o cirurgião plástico.

 

Desde a inauguração, em janeiro de 2017, até o ano de 2020, foram realizados mais de 4.500 procedimentos cirúrgicos específicos da mama pelo Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital da Mulher.

Notícias Relacionadas

CFM divulga resolução sobre uso da hidroxicloroquina por inalação

Parecer destaca que fabricante não recomenda aplicação por esta via

13 de mai - 13h21

Governo Federal lança campanha de vacinação contra a Covid-19

A campanha foi lançada nesta quarta-feira (12)

12 de mai - 18h16

Segunda etapa de vacinação contra gripe começa nesta terça-feira (11)

A campanha teve início no dia 12 de abril

11 de mai - 07h04

Grávida morre após tomar vacina da AstraZenca na Bahia e Anvisa manda suspender uso 

A orientação da agência é para que a indicação da bula da AstraZeneca seja seguida. Nela não consta o uso em gestantes

11 de mai - 07h03

Fábio Vilas-Boas anuncia chegada de 69 mil doses de vacina contra Covid-19 em Salvador

O novo lote está previsto para chegar na madrugada de terça (11)

10 de mai - 14h43