Notícias

Programa de crédito de Salvador é aprovado na Câmara de Vereadores

04 de mai - 18h01

A Câmara Municipal de Salvador aprovou na tarde desta terça-feira (4), na 15ª Sessão Ordinária da 19ª Legislatura, três projetos de lei do Executivo e várias matérias de vereadores. Dentre os projetos aprovados, consta o PL nº 137/21, que institui o Programa CredSalvador e cria o Fundo de Crédito Emergencial do Município, no contexto das medidas para o enfrentamento econômico da pandemia da Covid-19.  

Ainda na sessão semipresencial conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Geraldo Júnior (MDB), por meio de videoconferência a partir do Plenário Cosme de Farias, os parlamentares soteropolitanos aprovaram o Projeto de Lei nº 135/21, que altera o Anexo de Metas Fiscais – Estimativa e Compensação da Renúncia de Receita para o Exercício de 2021, da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). 

Também aprovaram o Projeto de Lei nº 123/21, que prorroga o abono mensal dos Agentes de Suporte Operacional e Administrativo, na área de qualificação de Suporte de Serviços de Copa e Cozinha e Profissionais de Atendimento Integrado na Área de Qualificação de Médico, com carga horária de 20 horas semanais.

O PL nº 137/21 e o PL nº 135/21 foram debatidos pelos vereadores, na semana passada, em reunião semipresencial com os secretários municipais Thiago Dantas (de Gestão), Mila Paes (de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda) e Giovanna Guiotti (da Fazenda). Os secretários foram à Câmara esclarecer os projetos do Executivo e tirar dúvidas dos parlamentares. Durante a votação, o PL nº 137 ganhou três emendas da bancada de oposição.

Ainda na sessão ordinária, foi mantido o Veto Parcial nº 01/21 ao Projeto de Lei nº 236/2020. Na apreciação pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o veto que sobrestava a pauta recebeu voto contrário do vereador Edvaldo Brito (PSD).

Os vereadores também aprovaram o PL nº 241/19, de autoria de Sidninho (Podemos); o PL nº 150/18, de Duda Sanches (DEM); e o PL nº 118/20, do presidente Geraldo Júnior. A matéria de Sidninho institui a obrigatoriedade de incluir identificação visível com o número na frota dos veículos automotores da Prefeitura Municipal de Salvador.

O projeto do vereador Duda Sanches institui o Alvará Virtual Temporário no município de Salvador. A proposição do presidente Geraldo Júnior dispõe sobre a instalação de kits de placa de proteção para os cobradores e motoristas de transporte público de ônibus, incluindo o Subsistema de Transporte Especial Complementar (STEC), popularmente conhecido como os “amarelinhos”. A Câmara também aprovou resoluções, indicações, moções e requerimentos de autoria de vereadores e que estavam na pauta acordada da Ordem do Dia.

Ainda durante a sessão ordinária, os vereadores debateram temas variados durante o Pinga-Fogo e no tempo que é dedicado aos partidos. Destaque para a questão do retorno às aulas presenciais na rede de ensino de Salvador e para a evolução da vacinação contra a Covid-19. Também fizeram um minuto de silêncio em razão da passagem de Graça Violland, mãe do ministro da Cidadania, João Roma. Ela morreu nesta terça-feira (4), vítima de câncer, no Recife/PE. 
 

Notícias Relacionadas

Ligação Direta: ouvinte reclama sobre serviço mal feito da Embasa em frente à sua casa

Serviço durou pouco mais de um mês para ser concluído

14 de mai - 18h55

Secretaria Municipal de Saúde realiza mutirão para pacientes com doenças crônicas nesta sexta (14)

Os pacientes cadastrados hoje já podem ser imunizados neste sábado (15), das 08 às 16 horas

14 de mai - 17h53

221 kits de cestas básicas são distribuídos pela Cipe Polo Industrial em Salvador

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a ação ocorreu nesta quinta-feira (13)

14 de mai - 15h51

Tempo fechado e chuvas isoladas se mantém em Salvador durante o fim de semana

De acordo com o Inmet, a temperatura deve variar entre 23°C e 28°C

14 de mai - 14h56

PF cumpre mandado em agência dos Correios contra comércio e utilização de selos falsificados

Mais de 5.000 objetos postais foram apreendidos

14 de mai - 14h27