Vinte e uma grávidas tomaram vacina da Astrazeneca em Salvador

Foto de Juliana Nobre

Juliana Nobre

Salvador

11 de maio de 2021 às 15h10

 | 

Foto: 

Imagem de Vinte e uma grávidas tomaram vacina da Astrazeneca em Salvador

Ao contrário do que informou o prefeito de Salvador, Bruno Reis, na manhã desta terça-feira (11), 21 grávidas de Salvador foram vacinadas com doses da Astrazeneca/Oxford em Salvador. A informação foi confirmada ao LD Notícias pelo secretário de Saúde, Leo Prates. No entanto, Prates explica que as doses foram dadas na sexta-feira (7), antes da contraindicação. 

"Todas tomaram na sexta-feira, dia 7. Alguns pontos de vacinação para gestantes ainda tinham doses da Astrazenecza e como não havia nenhum tipo de contraindicação ainda, elas foram aplicadas. No entanto, desde o dia 8, no sábado, que todos os pontos de vacinação para gestantes está com doses da Pfizer", reforçou o gestor da pasta.

O secretário ressalta que a suspensão da Astrazeneca se deve apenas por segurança, mas que todas as gestantes passam bem, até o momento.

Leo Prates demonstrou preocupação com algumas grávidas que tomaram doses da Astrazeneca quando cadastradas como profissionais de saúde. São os casos de uma dentista e uma psicóloga. Com isso, o secretário faz um apelo: "qualquer reação adversa, estamos abrindo um canal para que essas mulheres entrem em contato conosco".

A secretaria disponibilizou o site www.reacoesadversascovid.saude.salvador.ba.gov.br para quaisquer dúvidas sobre reações.

Nesta segunda-feira, a emitiu nota técnica em que recomenda a suspensão imediata do uso da vacina Covid da AstraZeneca/Fiocruz em mulheres gestantes, após a morte de uma baiana e uma carioca morrerem após receber a vacina contra o coronavírus fabricada pela empresa Astrazenca.

Confira os locais exclusivos para vacinação de gestantes:

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM