Butantan anuncia interrupção na produção da CoronaVac

Foto de Redação LD Notícias

Redação LD Notícias

Saúde

13 de maio de 2021 às 15h03

 | 

Foto: Divulgação/Instituto Butantan

Imagem de Butantan anuncia interrupção na produção da CoronaVac

O instituto Butantan, anunciou na tarde desta quinta-feira (13), que por falta de matéria-prima, irá interromper a  produção da CoronaVac. O instituto informou que a paralisação acontecerá a partir de sexta-feira (14).

O Butantan aguarda a liberação pelo governo chinês de um lote com 10 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para retomar a produção. Entretanto, o diretor do Instituto, Dimas Covas, afirmou que não há mais previsão para a chegada da matéria-prima. “Até o final da semana passada, havia a perspectiva de autorização de exportação [do IFA] no dia 13. Na reunião de hoje [com o laboratório Sinovac], vimos que essa previsão não vai se cumprir. Portanto, não temos data neste momento para essa autorização. Estamos aguardando, isso pode acontecer a qualquer momento, mas por enquanto não há essa previsão", esclareceu em coletiva de imprensa nesta quinta (13).

O governo do estado de São Paulo, Joõa Doria (PSDB), tem tido reuniões com o embaixador do Brasil na China para tentar viabilizar a autorização para a exportação dos insumos da vacina. Para ele, os entraves na importação são as constantes declarações contra a China feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

De acordo com o Butantan, até a chegada de novos lotes do IFA, os setores vão assumir a produção da vacina da gripe. “O Butantan espera que o Brasil volte a receber da China, o mais rápido possível, os insumos necessários para a produção da CoronaVac, a vacina que mais salva vidas no país. O IFA é fundamental neste momento para vencermos a pandemia, afirmou o instituto nas redes sociais nesta quinta (13).

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM