Movimentação econômica de Salvador cresce 5,3% em abril de 2021

Foto de Redação LDNotícias

Redação LDNotícias

Bahia

23 de junho de 2021 às 10h20

 | 

Foto: Carol Garcia/GOVBA

Imagem de Movimentação econômica de Salvador cresce 5,3% em abril de 2021

Em abril de 2021, o Índice de Movimentação Econômica de Salvador (IMEC-SSA) calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), expandiu 5,3%, na comparação com o mês imediatamente anterior (série com ajuste sazonal), após contabilizar retração de 7,4% em março de 2021. Essa é a segunda taxa positiva registrada pelo indicador em 2021, recuperando parte da perda registrada no mês anterior.

O mês de abril do ano corrente foi marcado pelo retorno escalonado das atividades econômicas na capital baiana. Os destaques para as aberturas dos shoppings centers, centros comerciais, comércio de rua, academias, igrejas e hotéis, enquanto, as praias, cinemas e os teatros foram mantidos as restrições.

Com isso, cinco das seis variáveis que compõe o indicador foram impactadas, com destaque para passageiros de ônibus intermunicipais (15,9%), que apontou a variação positiva mais expressiva, seguido por consumo de combustível (10,3%), depois passageiros de ônibus urbanos (9,8%), carga portuária (6,0%), e consumo energia elétrica (3,1%). Em contrapartida, apenas, os passageiros no aeroporto internacional de Salvador (-10,3%) recuaram.

Seguindo a mesma trajetória, o indicador avançou 39,7% quando comparado com o mês de abril de 2020. No primeiro quadrimestre, já acumula queda de 4,7%, acumulando nos últimos 12 meses arrefecimento de 23,9%.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM