EUA tem evacuações no oeste por causa de grandes incêndios e previsão de raios

Foto de Redação LDNotícias

Redação LDNotícias

Mundo

17 de julho de 2021 às 10h01

 | 

Foto: Payton Bruni / AFP

Imagem de EUA tem evacuações no oeste por causa de grandes incêndios e previsão de raios

O oeste dos Estados Unidos, atingido por uma seca extrema, se preparava na sexta-feira(16), para uma maior destruição em função de incêndios florestais, diante da impossibilidade de conter um grande desastre que avançava no sul do estado de Oregon e das previsões de tempestades de raios na Califórnia.

Batizado de "Bootleg", o enorme incêndio perto da fronteira do Oregon com a Califórnia, cresceu da noite para a manhã da sexta para 97.124 hectares, uma superfície maior que a cidade de Nova York. O fogo, que representa o maior incêndio ativo nos EUA, foi apenas 7% contido até o momento.

Dezenas de casas foram destruídas e pelo menos 2.000 pessoas tiveram que evacuar a zona às pressas.

"O perímetro do incêndio Bootleg tem mais de 200 milhas (cerca de 320 km) de extensão, é uma enorme quantidade de linha (de contenção) para formar e manter", explicou o comandante dos bombeiros, Rob Allen.

“Continuamos usando todos os recursos, de escavadeiras a caminhões-pipa, para intervir onde é seguro fazê-lo, especialmente com o calor, a seca e o vento que se espera que piorem no fim de semana”, acrescentou.

Mais ordens de evacuação foram emitidas na noite de quinta-feira, após os bombeiros terem que se retirar de áreas com chamas de crescimento rápido e "condições extremas de incêndio" a leste do incêndio, que eclodiu há 10 dias e cresceu em cerca de 404 hectares por hora desde então.

"Eu vi as chamas se espalhando pela encosta do penhasco a cerca de um quilômetro de nossa casa e recebi uma ligação me dizendo para fazer as malas e ir embora", revelou Frank Lee Smith, residente do condado de Klamath, à AFP. "Então enchi o caminhão com tudo o que pude e com os dois cachorros e partimos."

A situação deve piorar no final de semana, apesar da mobilização de quase 2.000 bombeiros.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, anunciou o envio de reforços para Oregon, ao mesmo tempo em que enfatizou os vários incêndios que os bombeiros da Califórnia já combatem.

Mudança climática

Precisamente na Califórnia, o cientista climático Daniel Swain alertou que o risco de incêndios florestais causados por raios secos previstos para este fim de semana é "bastante alto".

"A mudança climática está alimentando o desenvolvimento de incêndios cada vez mais perigosos e destrutivos em todo o oeste dos Estados Unidos", disseram os serviços de gerenciamento de emergência da Califórnia.

Cerca de 85% do estado também está em situação de "seca extrema", de acordo com um observatório do governo.

Em agosto de 2020, o maior incêndio da história moderna da Califórnia, destruindo uma área do tamanho do estado de Delaware, foi provocado por uma sequência grande de milhares de relâmpagos.

Devido a um "longo período de calor implacável e frequentemente recorde", a vegetação rasteira da Califórnia está mais seca do que normalmente seria em seu pico de agosto ou setembro, disse Swain, da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).

Mas é "altamente improvável que haja quase tantos raios secos quanto houve em agosto de 2020", completou no Twitter.

Canadá também em alerta

A situação não é muito melhor no vizinho Canadá. O cenário é de calor, incêndios e fumaça tóxica. Alertas de qualidade do ar foram emitidos em quatro províncias do país.

“A fumaça dos incêndios florestais é a causa da má qualidade do ar em muitas comunidades”, confirmou a Agência Ambiental do Canadá em uma mensagem em sua conta no Twitter nesta sexta.

"Tudo muda tão rápido dependendo do vento. Ontem, por volta das 8h, estava claro e ensolarado e às 10h havia tanta fumaça que mal dava para enxergar", afirmou à AFP Graham Leggett, funcionário da Galeria de Arte de Alberta, no oeste do Canadá.

Nesse país, cerca de 100 bombeiros mexicanos devem chegar a Toronto no sábado para combater incêndios no noroeste de Ontário, anunciaram as autoridades provinciais nesta sexta.

A mudança climática intensifica as secas, criando condições ideais para que os incêndios florestais se espalhem de forma incontrolável e provoquem danos materiais e ambientais sem precedentes.

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM