Alunos encontram escolas abertas, mas sem professores no retorno às aulas nesta segunda-feira

Foto de Juliana Nobre

Juliana Nobre

Bahia

26 de julho de 2021 às 09h09

 | 

Foto: Montagem/Emídio Pinto

Imagem de Alunos encontram escolas abertas, mas sem professores no retorno às aulas nesta segunda-feira

Após um ano e quatro meses fechadas, escolas da rede estadual reabriram nesta segunda-feira (26). No entanto, os poucos alunos que se dirigiram aos colégios encontraram portas abertas, mas sem professores para darem as aulas. Revoltados, estudantes afirmaram quem vão realizar uma manifestação a favor do retorno às aulas presenciais.

"A gente veio para a escola hoje e chegando disseram que não teria aula. Estamos sendo prejudicados. Eu não vou ficar o tempo todo estudando online, vamos acabar perdendo o ano por causa disso. Eles dão livro, tudo, mas não tem aula. Tem que ter aula nas escolas", disse Bianca, estudante do 3º ao do Colégio Central, em Nazaré. 

Outra estudante se queixou pela distância que percorreu até à escola e não teve aula nesta segunda. "Eles entregaram esses livros e disseram que é para gente estudar em casa. Já cansamos disso, é péssimo. Os professores disseram que todo mundo só vai voltar quando tomar vacina, para proteger os alunos. A gente vem de longe, a gente tem vontade de estudar, como é que não vamos terminar nosso ensino médio? E para gente trabalhar? Como será sem nosso diploma?".

No Colégio Estadual Severino Vieira, mãe de aluno revoltou-se com a situação. Ela apontou a desigualdade social que deve aumentar com escolas particulares funcionando em detrimento das públicas. "Acho um absurdo. Acredito que o que muda um país é Educação. Os professores não querem dar aulas e os alunos não querem aprender. Só que existe escolas particulares que estão formando seu exército e que vai dominar tudo isso aqui. Como é que vamos mudar? É muito triste. Tem gente que está gostando dessa situação, essa situação caótica. Tem gente que só quer ficar com auxilio [emergencial] em casa. Paredão funcionando, tudo funcionando, mas Educação zero", afirmou Meire Silva.

Na mesma escola, a vice-diretora, Nívia Neves, garantiu que a instituição de ensino está seguindo todos os protocolos elaborados pela Secretaria da Educação. "Mas os professores aderiram as orientações do sindicato", informou.

Veja o vídeo:

 

 

Reportagem: Emídio Pinto

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM