Sindprev alerta para o risco de não haver novas aposentadorias a partir de 2040

Foto de Redação LDNotícias

Redação LDNotícias

Política

30 de julho de 2021 às 10h03

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de Sindprev alerta para o risco de não haver novas aposentadorias a partir de 2040

O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social Social alerta a sociedade para o risco de redução do número de aposentados pelo INSS nos próximos 20 anos. Durante discussão no VIII Congresso Estadual da entidade, que está sendo realizado em Salvador, nesta sexta-feira (30), foram abordados os riscos de colapso após a vigência da Reforma Trabalhista, sancionada pelo então presidente Michel Temer.

“Sobre a questão da aposentadoria, a gente acredita que a Reforma Trabalhista causará um impacto devastador na Previdência Pública nas próximas duas décadas.  O dispositivo chamado jornada intermitente de trabalho reduz drasticamente a contribuição ao INSS, pois o trabalhador fica no dilema entre comer e pagar a parcela que garante a sua aposentadoria”, pontua Valdemir Medeiros, diretor do Sindprev. 

Ele explica ainda que a Previdência Social  é um fundo solidário. “Na medida que não tem contribuição, ela [previdência] vai quebrar lá na frente e não terá pagamento para o aposentado”, completa. 

Segundo Medeiros, a crueldade com o trabalhador se completou com a reforma previdenciária e tende a ser maior, caso a PEC 32 seja aprovada. “A reforma Administrativa não é só a retirada de emprego, mas o fim dos concursos públicos. Quando não tem concurso público, o capital vai deter a oportunidade, porque ele é que manda. Quando não tem concurso público, o trem da alegria é que vai fazer indicações para os trabalhos e a preocupação da PEC 32, é passar sem que a gente se mobilize e movimente”, finalizou.

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM