Novas 'caixas misteriosas' aparecem em praias de Salvador

Foto de Redação LDNotícias

Redação LDNotícias

Salvador

03 de agosto de 2021 às 18h07

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de Novas 'caixas misteriosas' aparecem em praias de Salvador

Duas novas 'caixas misteriosas’ com objetos de um navio nazista apareceram nas praias de Itapuã e do Flamengo, na capital baiana. A carga foi removida nesta terça-feira (3), pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).

Pesando cerca de 200 kg, foi necessário a utilização de um caminhão para a retirada. O objeto é um fardo de borracha que era transportado por um navio Nazista que naufragou em 1944 no litoral nordestino. 

Desde agosto de 2018, caixas parecidas foram encontradas em praias do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e na Flórida, nos Estados Unidos. 

Uma inscrição dizendo “Made in Indochina”, foi notada por pesquisadores. Essa colônia francesa foi desfeita em 1954. A causa do retorno à superfície ainda é desconhecida, mas há duas teorias principais: uma de que o desgaste natural abriu um buraco no porão do navio, deixando a borracha escapar. E a mais aceita, especula que um grupo de piratas teria ido até o local do naufrágio para recuperar outros itens do SS Rio Grande: 500 toneladas de estanho, 2.370 de cobre e 311 de cobalto. Na retirada do metal, a borracha, teria escapado. E desde então, estes “fardos misteriosos” têm aparecido no litoral nordestino.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM