Vereador de Salvador comemora o dia municipal do Radialista e cobra por direitos

Foto de Rodrigo Portela

Rodrigo Portela

Política

21 de setembro de 2021 às 08h28

 | 

Foto: Reprodução/ Redes sociais

Imagem de Vereador de Salvador comemora o dia municipal do Radialista e cobra por direitos

O radialista e vereador de Salvador, Leandro Guerrilha (PL), comemora o dia municipal da categoria, homenageada no dia 21 de setembro na capital baiana e em outras quatro cidades. Guerrilha comenta que o dia para além da celebração, também é uma data de luta por direitos, por um piso único nacional mais justo e também para fomentar a abertura de cursos profissionalizantes para o segmento, que de acordo com o edil, vem abrindo espaço para profissionais não habilitados.

Ao LDNotícias, Guerrilha salienta que o dia oficial da categoria é o dia 21 de setembro mas que uma lei federal assinada em 2006 transferiu a data para o dia 7 de novembro, como é comemorada em outras cidades.  A mudança ocorreu em decorrência a uma homenagem ao músico e radialista Ary Barroso. De acordo com o vereador baiano, a alteração da data não foi comunicada à classe.

Dessa forma, em Salvador, um projeto da Câmara Municipal instituiu em 2014 a comemoração da data para o dia 21  de setembro.

O vereador ressalta ainda a importância do rádio e da imprensa, “é dia de lembrar da importância do radialista que é um agente social, que leva  informação, entretenimento, revela talentos [...]  Muitos profissionais perderam a vida exercendo sua profissão, radialistas assassinados no interior do estado, e isso é um afronta contra a comunicação, liberdade de expressão e democracia”, pontuou Leandro.

Guerrilha comentou ainda que na próxima semana vai ser realizada uma sessão especial na Casa para discutir pautas importantes para a classe. Na sessão, devem ser tratadas a importância do piso único, a defesa dos meios de comunicação e a importância da rádio. De acordo com o radialista, a última pesquisa IBOPE apontou que cerca de 80% dos brasileiros consomem o conteúdo das rádios.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM