Santa Casa da Bahia pede celeridade no repasse de verbas para continuar serviços filantrópicos

Foto de Redação LDNotícias

Redação LDNotícias

Bahia

24 de setembro de 2021 às 10h00

 | 

Foto: Divulgação/Santa Casa Da Bahia

Imagem de Santa Casa da Bahia pede celeridade no repasse de verbas para continuar serviços filantrópicos

A Santa Casa da Bahia pede a edição de uma medida provisória (MP) por parte do governo federal para liberar recursos que ajudem a fechar e quitar as contas dos serviços filantrópicos do estabelecimento deste ano. Atualmente as casa operam no vermelho e vivem a expectativa da regularização desse valor.

Segundo informações do Bahia Notícias cerca de 83 entidades deste tipo por todo o país passam por esse mesmo problema. Elas aguardam que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), a licitação feita há quatro meses que liberava R$ 2 bilhões para essas instituições.

A Presidente da Federação das Santas Casas de Hospitais Filantrópicos da Bahia, Dora Nunes argumenta que essas entidades já sofrem com “subfinanciamento” e com falta de recursos, mas que a pandemia agravou o cenário. Os repasses para essas instituições não aumentaram, no entanto, houve um aumento no preço de materiais hospitalares e a necessidade de adaptação de unidades de saúde no período de pandemia.

As Santas Casas e hospitais filantrópicos são responsáveis por mais da metade dos atendimentos de alta complexidade prestados pelo SUS em todo o país. A cada cinco procedimentos deste tipo realizado no Brasil, três (60%) são feitos em unidades deste tipo.

Em resposta ao BN, o presidente da Casa da Moeda do Brasil (CMB) destaca que a possibilidade de edição da MP e liberação do recurso foi um compromisso do presidente da República e que cabe a ele fazer o reconhecimento ao atendimento e os serviços prestados por essas instituições especialmente durante a pandemia.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM