Mundo
Compartilhar

Entenda o que causou a instabilidade do Facebook

Por Redação LDNotícias no dia 04 de out - 18h11 | Foto: Reprodução

Entenda o que causou a instabilidade do Facebook

As redes sociais dominadas por Mark Zuckerberg, Facebook, Instagram e Whatsapp, ficaram fora do ar em todo o mundo, na tarde desta segunda-feira (4). O motivo foi explicado por um usuário do Twitter, Iury Dewar, que trabalha com a área de tecnologia, e utilizou informações que estão sendo postadas em fóruns da área.

Em grandes empresas de tecnologia, a maioria dos engenheiros de software do Facebook trabalham em grandes cidades. Entretanto, os data centers - prédios com milhares de máquinas conectadas à internet - estão localizados geralmente em lugares isolados. São esses equipamentos que conseguem processar seus uploads de fotos, enviar suas mensagens de texto e atualizar seu feed,por exemplo.

Os engenheiros de software trabalham diretamente dos escritórios nas grandes cidades, sem precisarem ir ao local. Nos data centers trabalham agentes de segurança e uma equipe técnica, que consegue por exemplo colocar instalar mais máquinas ou descartar máquinas que pararam de funcionar corretamente .

No caso da instabilidade do Facebook, existem boatos que alguns engenheiros sem querer fizeram uma atualização que tornou os roteadores dos data centers inoperáveis. Ou seja, as máquinas  não estão mais conectadas à internet.

Para o problema ser solucionado, em um cenário comum, os engenheiros poderiam simplesmente clicar em botões para restaurar o sistema do data center para a versão anterior que estava funcionando, mas isso não é possível porque as máquinas não estão conectadas à internet. O que significa que a restauração do sistema vai ter que ser feita pela equipe técnica que trabalha em cada data center.

Neste momento, os engenheiros estão em reuniões com líderes da equipe técnicas dos data centers para treinar eles em como fazer exatamente o procedimento de restauração do sistema.

Confira a sequência de tweets:

 

 

Relacionadas