Sesab registra quase dois milhões de baianos sem tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19

Foto de Redação LDNotícias

Redação LDNotícias

Saúde

20 de outubro de 2021 às 08h10

 | 

Foto: Reprodução/EPTV

Imagem de Sesab registra quase dois milhões de baianos sem tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19

Segundo dados disponibilizados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), quase dois milhões de baianos não foram aos postos de saúde completar o esquema vacinal contra a Covid-19. O levantamento leva em consideração pessoas que já poderiam ter tomado a segunda dose de acordo com o aprazamento de cada imunizante, no entanto não buscaram os serviços de saúde.

Do total do público em atraso, 332.091 tomaram a vacina Coronavac; 539.830 Oxford/AstraZeneca; e 1.127.959 Pfizer/BioNTech. A Secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, alerta que a imunização completa é que garante uma maior proteção contra a doença.

“É importante que as pessoas busquem as unidades de saúde para se vacinarem contra a doença, incluindo também a dose de reforço. O esquema completo de vacinação dá uma maior garantia de defesa contra a Covid-19”, ressalta. Ela ainda destaca que que a principal medida para conter o avanço da Covid-19 é a imunização.

Os atrasos podem acarretar a perda de doses e falta de evetivação na imunização contra o coronavírus, como alerta a coordenadora de imunização do Estado, Vânia Rebouças. Ela destaca que cada dose deve estar conforme o aprazamento.

"A Pfizer, por exemplo, precisa ser aplicads no prazo de até 31 dias, por conta das especificidades no armazenamento. Antes da distribuição, os imunizantes são armazenados em ultracongeladores que chegam a temperaturas de até -86°C", informou Rebouças.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM