Conheça a Terapia Neural que usa anestésicos locais para tratar dores e doenças crônicas

Foto de Redação LDNotícias

Redação LDNotícias

Saúde

21 de outubro de 2021 às 15h42

 | 

Foto: Reprodução

Imagem de Conheça a Terapia Neural que usa anestésicos locais para tratar dores e doenças crônicas

Reconhecendo que o sistema nervoso é uma das maneiras pelas quais as emoções são expressas no corpo, a Terapia Neural avalia fatores físicos e emocionais, como um trauma ou uma cirurgia, que desequilibram o sistema nervoso e levam a sintomas físicos, como dores crônicas e insônia, por exemplo. Ainda pouco conhecida no Brasil, a técnica propõe o tratamento de sintomas usando injeções de uma substância chamada procaína, que provoca um estímulo no sistema nervoso e “reorganiza” funções do organismo.

“A TN busca neutralizar essas irritações do tecido nervoso para que este, e a rede a que pertence, redescubra o equilíbrio e o organismo recupere seus mecanismos de autocura”, explica a Terapeuta Neural, Tônia Oliveira, mestre em Terapia Neural e Odontologia Neurofocal pela Universidade de Barcelona.

A técnica, que surgiu na Alemanha na década de 1920, em princípios parecidos com os da acupuntura, considera o corpo como um todo e não foca necessariamente na cura. “Pesquisas e experiências demonstraram que a aplicação do anestésico local em baixas concentrações (diluídas em soro fisiológico) pode neutralizar o foco irritante do tecido nervoso, repolarizando seu potencial elétrico e estabilizando sua membrana”, esclarece Tônia Oliveira. 

Tônia é autora do livro Terapia Neural – Método Tônia Oliveira que será lançado em Salvador, no dia 5 de novembro, às 19h, no Novotel, Rio Vermelho.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM