Saúde
Compartilhar

Bahia chega a 190 casos da variante Delta sequenciados

Por Redação LDNotícias no dia 21 de out - 16h39 | Foto: Reprodução/Pixabay

Bahia chega a 190 casos da variante Delta sequenciados

Análises da Fundação Oswaldo Cruz apontaram mais 55 amostras da variante Delta da Covid-19, na Bahia. Com estes novos registros, o estado tem ao todo 190 casos da variante sequenciadas, com três óbitos.

Os casos positivos para a variante delta foram identificados em 47 municípios, com maior número de casos em Salvador (39), Pé de Serra (19), Lauro de Freitas (12), Bonito (11), Feira de Santana (9), Baixa Grande (7), Riachão do Jacuípe (7) Ilhéus (7), Camaçari (6) e Nova Fátima (6).

A secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, relata que a variante Delta atualmente é a predominante nas amostras sequenciadas. Além disso, faz um apelo à população para que se vacinem completamente e sigam usando máscaras.

“A variante Delta como ela veio caracterizada, de fato, com evidências científicas, ela se espalha muito rápido e nos nossos sequenciamentos, que nós ampliamos, porque tecnicamente a Vigilância Sanitária tem um protocolo de sequenciamento, mas nós fizemos um aumento da abrangência. Então, hoje ela é quase 100% predominante, no sequenciamento que fazemos, seja ele aleatório, seja ele o caso da UTI, seja ele algum óbito, e isso nos preocupa, apesar de sabermos que pessoas vacinadas completamente, vão poder ter a Covid, como qualquer um de nós, mas vamos estar protegidos, ou seja, não vai levar essa paciente a ter um caso grave. Por isso, a gente apela a todos, precisamos vacinar completamente, a população não deve achar que já não temos mais o vírus. E isso, que todos nós estamos usando, máscaras, precisa manter, nada de tirar máscara em momento algum”, afirma. 

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) também tem feito sequenciamento no estado. De acordo com a diretora geral do Lacen-BA, Arabela Leal, “Estamos concentrando atenção nas amostras provenientes de municípios com aumento do percentual de casos.

Relacionadas

Assista no Youtube

Diretor de Fiscalização do Procon-BA fala sobre Black Friday

16 de nov - 11h09