Girão critica relatório de Renan e divulga carta de repúdio à condução da CPI da Pandemia

Foto de Agência Senado

Agência Senado

Política

21 de outubro de 2021 às 20h27

 | 

Foto: Jefferson Rudy/ Agência Senado

Imagem de Girão critica relatório de Renan e divulga carta de repúdio à condução da CPI da Pandemia

Em pronunciamento, nesta quarta-feira (20), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) criticou o relatório final apresentado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Pandemia, e destacou a carta aberta de repúdio. divulgada por ele e outros senadores contra a condução da Comissão. A nota, assinada também pelos senadores Marcos Rogério (DEM-RO), Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Jorginho Mello ( PL-SC), considera que a CPI apurou apenas as ações e omissões do governo federal no combate à pandemia, ignorando os “escândalos gravíssimos” cometidos por estados e municípios.

— Foram nada menos que R$120 bilhões transferidos apenas para o enfrentamento da pandemia a Estados e Municípios, verbas federais. Não faltou dinheiro, mas sobraram indícios de desvios. Foram mais de 170 operações da Polícia Federal e da CGU em todos os estados da Federação, afirmou.

Girão destacou, em especial, a compra “pelo Consórcio Nordeste,  que reúne 9 governadores, de 300 respiradores, por R$48,7 milhões, de uma empresa que comercializa produtos à base de maconha e que nunca foram entregues”.

Ele reclamou, igualmente, do uso de “dois pesos e duas medidas no tratamento dado aos depoentes, sempre muito gentil e cordial para aqueles que comungavam das narrativas do grupo majoritário da CPI, mas muito desrespeitosa para com aqueles que ousavam discordar dessas narrativas”.

O senador reafirmou que na próxima terça-feira (26), além de votar contra o relatório apresentado pelo senador Renan Calheiros, apresentará outro relatório, “um relatório imparcial, que aponta para a necessidade de se apurar as verdadeiras causas que trouxeram tanta dor a milhões de brasileiros durante a pandemia”.

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM