Prefeitura entrega primeira etapa da nova Adhemar de Barros

Foto de Redação LDNotícias

Redação LDNotícias

Salvador

26 de outubro de 2021 às 16h58

 | 

Foto: Betto Jr./Secom

Imagem de Prefeitura entrega primeira etapa da nova Adhemar de Barros

A Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, está de cara nova após a conclusão da primeira etapa das obras de requalificação realizadas pela Prefeitura. Além de proporcionar melhorias urbanísticas, a iniciativa no local trouxe o conceito de Ruas Completas promovendo mais segurança a pedestres e ciclistas, através da distribuição democrática do espaço viário. As intervenções foram entregues pelo prefeito Bruno Reis nesta terça-feira (26), em cerimônia que contou com a presença de lideranças comunitárias e gestores municipais.

Desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), o projeto de requalificação trouxe mudanças significativas para quem trafega pela via, que possui forte atividade comercial, além de conexão com a Avenida Anita Garibaldi e com a orla de Ondina. A primeira etapa das obras teve duração de oito meses e compreendeu um trecho de 1,2 km de extensão, entre o monumento Meninas do Brasil (conhecido com as Gordinhas de Ondina) e o campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O investimento foi de mais de R$12 milhões.

Melhorias

Os passeios da Avenida Adhemar de Barros foram revitalizados, oferecendo mais segurança e acessibilidade para o deslocamento dos transeuntes, inclusive pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção. A via também ganhou 480 metros de ciclovia no canteiro central, incentivando à prática do ciclismo. Além disso, a arborização do local foi reforçada com o plantio de novas árvores, a iluminação pública foi modernizada com a instalação de 52 novos postes e luminárias em LED – dispositivos mais eficientes e econômicos.

Também foram disponibilizadas vagas de estacionamento ao longo de toda a extensão do canteiro, em ambos os lados, e instalados mobiliários, como lixeiras, bancos em madeira maciça, assim como equipamentos de ginástica para prática de alongamentos e atividades físicas.

Estátuas

A requalificação da Adhemar de Barros envolveu, ainda, um dos seus principais símbolos: o monumento Meninas do Brasil, conhecido como as Gordinhas  de Ondina. Todo o conjunto artístico foi completamente revitalizado, num trabalho conduzido pelo Studio Argolo – empresa com ampla expertise no restauro de monumentos históricos.

A ação nas estátuas envolveu limpeza, emassamento, obturação de lacunas e remoção de pichações e cartazes provenientes de ações de vandalismo. As esculturas tiveram a pintura, em tom grafite, refeita. Os serviços duraram cerca de uma semana e foram realizados no próprio canteiro da via, onde as Gordinhas estão situadas. 

Segunda etapa

Na ocasião, Bruno Reis assinou a ordem de serviço para a continuidade das obras na Adhemar de Barros. A iniciativa alcançará trecho de 700 metros, seguindo do campus da Ufba até o monumento Clériston Andrade, na Garibaldi. O investimento é no valor de R$6,2 milhões.

O tempo de execução é de seis meses. As obras serão executadas pela Liga Engenharia, vencedora da licitação. Os serviços envolvem pavimentação, drenagem, instalação de iluminação em LED, paisagismo, recuperação dos passeios em concreto, implantação de ciclofaixa, elementos de acessibilidade e rebaixamento das redes de telecomunicações.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM